Comércio Exterior: Governos de São Paulo e do Texas querem abrir novos mercados

Esse é um dos objetivos dos dois Estados, que assinaram documento para cooperação comercial

sex, 25/07/2003 - 13h31 | Do Portal do Governo

Da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo


A assinatura de uma carta de intenções nesta quinta-feira, 24 de julho, pelo secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, e pelo secretário-adjunto do Governo do Texas, Geoffrey Connor, celebra não só as relações comerciais entre os dois Estados, mas abre perspectivas de um trabalho em conjunto visando a abertura de mercados. O Texas é o maior exportador dos Estados Unidos, São Paulo é o maior exportador do Brasil. ‘Além dessa identidade’, diz Meirelles, ‘somos fortes em vários produtos em comum, como a carne bovina’.

As duas Secretarias pretendem promover, em nível internacional, produtos, tecnologias e serviços paulistas e texanos. Além de compartilhar informações relativas ao comércio internacional e desenvolver projetos para empresas interessadas no intercâmbio, os signatários se comprometem a prestar assistência a missões comerciais e a empresários em busca de joint ventures em seus respectivos territórios.

Geoffrey Connor, que veio ao Brasil chefiando missão comercial, e João Carlos Meirelles, empenhado no novo modelo de desenvolvimento econômico para São Paulo, em que a exportação se destaca, falaram sobre os planos paulistas para a implantação de representantes comerciais daqui nos Estados Unidos – o Texas já tem escritório em São Paulo.

Eles já começaram a conversar sobre um item importante para os dois Estados: a transferência de tecnologia, no âmbito do setor sucro-alcooleiro, para a substituição do MTBE (substância antidetonante altamente poluente) por etanol na mistura da gasolina. Antecipando-se à ALCA (Associação de Livre Comércio das Américas) com o compromisso firmado ontem, Meirelles e Connor ensaiam assim a abertura do mercado europeu para o açúcar.

(LRK)