Comemoração: Poupatempo Itaquera completa dois anos

Mais de 4,6 milhões de atendimentos foram registrados nesse período

seg, 18/11/2002 - 11h36 | Do Portal do Governo

O Poupatempo Itaquera, planejado para atender uma das maiores e mais carentes áreas da Capital, está completando nesta segunda-feira, dia 18, dois anos de funcionamento.

Até o final do mês de outubro, o Posto Itaquera havia realizado mais de 4,6 milhões de atendimentos. ‘No início, eram realizados cerca de cinco mil atendimentos diários e hoje já alcançamos cerca de 12 mil’, conta Plínio Ripari, gerente do Poupatempo Itaquera, explicando que os órgãos que registraram maior procura nesse período foram o Banco Nossa Caixa, Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e Detran.

A Nossa Caixa, responsável pelo recebimento dos tributos gerados pelos serviços prestados no Posto, foi o órgão que mais realizou atendimentos, completando um milhão de atendimentos nesses dois anos. Em segundo lugar está o IIRGD, com 771 mil. Na terceira posição, ficou a Sert, que realiza funções como a requisição do Seguro-Desemprego, preenchimento do cadastro para vagas de emprego e emissão da Carteira de Trabalho, com quase 680 mil atendimentos. O Detran foi o quarto colocado, com 500 mil atendimentos ligados a renovação e emissão de segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Em 2002, os usuários do Posto Itaquera passaram a contar com três novos órgãos: Acessa São Paulo, Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Fácil – Sistema de Protocolo Integrado.

O Acessa São Paulo, programa da Secretaria do Governo e Gestão Estratégica, que tem como objetivo facilitar o acesso da população à Internet, foi integrado ao Posto em abril. Dispondo de quinze computadores, o Acessa tem capacidade para atender mais de 450 pessoas por dia. Desde a sua inauguração até o final de outubro, já foram realizados cerca de 65 mil atendimentos. ‘Boa parte das pessoas vem ao Acessa para realizar serviços, o que comprova que o programa piloto do e-poupatempo, em funcionamento no Poupatempo Guarulhos, está no caminho certo’, afirma Ripari.

Desde junho, o TRT está atendendo no Poupatempo Itaquera. A implantação do órgão faz parte do processo de descentralização da Justiça do Trabalho. No posto do TRT, os cidadãos podem obter, entre outros serviços, informações sobre andamento de processos.

O último órgão a integrar o Posto Itaquera foi o Fácil, em agosto deste ano, dando agilidade aos serviços de abertura de novas empresas e a regularização das que se encontram na informalidade. Para isso, o Fácil – que atua sob coordenação do Sebrae-SP – se responsabiliza pela tramitação dos processos junto aos demais órgãos envolvidos, trabalhando em parceria com a JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo).

Em breve, o Poupatempo Itaquera deve passar a oferecer os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que já atende no Poupatempo Santo Amaro desde a inauguração do Posto.

Nesses dois anos, o Poupatempo Itaquera destacou-se, também, por sua atuação junto à comunidade da zona leste. ‘Foram mais de 100 atividades realizadas dentro e fora do Posto, entre ações comunitárias em bairros, escolas, visitas a asilos e hospitais, atividades culturais, campanhas sociais, como a do agasalho, a de brinquedos, e as de corte de cabelo, e também as voltadas para a saúde, como a da catarata e a de doação de sangue’, finaliza Ripari.

Da Assessoria de Imprensa do Poupatempo

G.B.