Comemoração: Museu Geológico “Valdemar Lefèvre” completa 35 anos

Instituição é vinculada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente

qui, 28/11/2002 - 12h15 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 28, o Museu Geológico “Valdemar Lefèvre”, localizado no Parque da Água Branca, em São Paulo, comemora 35 anos. Para marcar a data está sendo lançado o “Guia do Museu Geológico – três décadas e meia em prol das geociências”.

A publicação contém um breve histórico sobre o “Mugeo” – como é mais conhecida a instituição, além de detalhes das dependências, para a melhor orientação dos visitantes do local. Considerado um centro de referência em geociências e educação ambiental, o Mugeo pertence ao Instituto Geológico, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA).

O Museu Geológico foi criado em novembro de 1967, mas parte do seu acervo originou-se na Comissão Geográfica e Geológica (CGG), que surgiu em 1886, em função da necessidade de se conhecer o território paulista, devido à expansão da cafeicultura e o acelerado crescimento econômico que se verificava na então Província de São Paulo.

A CGG, que teve entre os colaboradores Theodoro Sampaio e Albert Loefgren, entre outros, realizou pesquisas e levantamentos detalhados sobre o solo, clima, geomorfologia, geologia e hidrografia, que se revelaram extremamente importantes para o processo de ocupação territorial no interior do Estado.

O Instituto Geográfico e Geológico, herdeiro do acervo da CGG na área de geociências, implantou o museu, que em 1986, recebeu o nome de Valdemar Lefèvre, em homenagem ao engenheiro e ex-diretor do Instituto.

Atualmente, o acervo do Mugeo é composto por coleções de minerais, rochas, fósseis e peças históricas, distribuídas nos 500 metros quadrados da sua sede, com destaque para: o Mapa Geológico do Estado de São Paulo, com amostras de rochas do substrato paulista; a Coleção de Uso dos Minerais, mostrando a utilização dos minerais no cotidiano das pessoas; Coleção de Minerais e sua Classificação Química; Coleção Internacional Krantz, composta por 500 espécies de minerais de diversas partes do planeta; e Coleção de Fósseis da Era Mesozóica, incluindo fósseis de dinossauros brasileiros.

Visitas de grupos escolares podem ser agendadas de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas, com entrada franca.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente

A.R.