Comemoração: Metrô completa 29 anos de operação comercial com 14,1 bilhões trasportados

A primeira viagem operacional foi realizada em setembro de 1974

qui, 11/09/2003 - 16h19 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, empresa do Governo do Estado, completa 29 anos de Operação Comercial neste domingo, dia 14, período que transportou 14,1 bilhões de usuários, quase 2,5 vezes a população do planeta.

‘A viagem inaugural do Metrô de São Paulo foi entre as estações Vila Mariana e Jabaquara, na Linha Norte-Sul, num percurso de 6,4 quilômetros’, disse o presidente da Companhia, Luiz Carlos David.

Hoje, acrescenta Luiz Carlos David, o Metrô conta com quatro linhas: 1- Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2- Verde (Ana Rosa – Vila Madalena), 3- Vermelha (Itaquera – Barra Funda) e 5- Lilás (Largo Treze – Capão Redondo), totalizando uma malha 57,6 km. A frota de trens, que iniciou a operação comercial com 6 composições, tem atualmente 117 composições (702 carros), que já percorreram 245 milhões de quilômetros, cerca de 322 viagens ida e volta à Lua.

A cidade de São Paulo preparou uma grande festa para aquela manhã de sábado, 14 de setembro de 1974, dia da primeira viagem operacional do Metrô de São Paulo

A linha 1- Azul (Jabaquara – Tucuruvi), quando inaugurada, contava com 7 estações e transportava, diariamente, três mil usuários. Atualmente são 23 estações e os trens transportam, por dia, 1,1 milhão de usuários.

Plínio Assmann, presidente da Companhia à época do início da Operação comercial, considera que o Metrô ‘foi um marco na história do País, uma conquista do cidadão, realizada de maneira pioneira, graças a uma equipe extremamente competente e ao entrosamento dos governos’.

Eduardo Torres, o operador que conduziu o trem na viagem inaugural do Metrô de São Paulo, ainda trabalha na Companhia, na Gerência de Operações.

Departamento de imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo
C.A