Comemoração: Aniversário de São Paulo terá extensa programação cultural

Ingresso será a doação de um livro para o programa São Paulo: Um Estado de Leitores

seg, 24/01/2005 - 9h18 | Do Portal do Governo

Para comemorar os 451 anos de São Paulo, no próximo dia 25, a Secretaria de Estado da Cultura preparou uma programação extensa com concertos, músicas, exposições, apresentações circenses, mostra de carros antigos e saraus. O ingresso é a doação de um livro para o programa São Paulo: Um Estado de Leitores, que nesta data inicia uma mega campanha de arrecadação a fim de reequipar todas as bibliotecas do Estado para o início do ano letivo.

A comemoração começa às 10h30, com a abertura de uma grande tenda de livros, na praça Júlio Prestes, com espaço para leitura e troca de exemplares, além de atividades circenses até às 16 horas. A criançada vai se divertir com apresentações de mágicos, malabaristas, bonecos, peças teatrais e cães adestrados.

No mesmo horário, a atração do Museu de Arte Sacra é o recital do coral Canticorum Jubilum, regido por Muriel Waldman, com a participação do pianista Leonardo Fernandes. O programa Os Pássaros na Música Coral contempla peças como The mavis, de Henri Purcell; The Nightingale, the organ of delight, de Thomas Weelkes; Die Nachtigall, de Felix Mendelssohn; When daisies pied, de George MacFarren; The blue bird op. 119, n. 3, de Charles Villiers Stanford e Missa em dó maior, K.220: “Spatzenmesse” (Missa das andorinhas), de Wolfgang Amadeus Mozart, entre outras.

Às 11 horas, começam as apresentações na Sala São Paulo. O Coral do Estado, regido por José Ferraz de Toledo, interpretará obras de Heitor Villa Lobos, Camargo Guarnieri, Valdemar Henrique e Jaime Ovalle, entre outros.

Ainda às 11 horas, a Pinacoteca do Estado, abre três mostras fotográficas sobre a cidade. Giracorpogira, de Jaques Faing, reúne 20 imagens captadas nos sambódromos do Rio de Janeiro e de São Paulo. O Jardim da Luz – Seus Personagens, Seu Encanto, de Paulo Mac Dowell, mostra o dia-a-dia do primeiro Jardim Botânico de São Paulo. São 50 imagens de pessoas que circulam pela região. Entrudo, de Rui Mendes, traz 25 fotos feitas no Sambódromo carioca, na av. Rio Branco, no túnel Santa Bárbara e do bloco de rua Os Clóvis. E, Guto Lacaz expõe as instalações Pinacotrens e Garoa Modernista, no Projeto Octógono Arte Contemporânea.

No Memorial do Imigrante, a dica é a VII Mostra de Carros Antigos. Haverá mais de 50 veículos, fabricados entre 1910 e 1960, a partir do mesmo horário.

À tarde, no palco da av. Paulista, a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo apresenta a peça Paulistana – Retrato de Uma Cidade, 14 horas. A obra escrita por Billy Blanco, será regida por Mônica Giardini e terá a participação do compositor e dos cantores Zé Luiz Mazziotti, Célia, Claudya e Saulo Javan. Durante o concerto, será exibido um vídeo-cenário de Sérgio Roizemblit, uma espécie de vídeo clipe de cada uma das músicas. Billy Blanco compôs Paulistana na década de 60, são quinze temas relacionados à cidade e que explora ritmos brasileiros, do samba ao carimbó, da marcha ao jazz.

Às 16 horas, é a vez da Orquestra Sinfônica Jovem “Maestro Eleazar de Carvalho” subir ao palco da Sala São Paulo, sob a batuta de Luiz Fernando Marchetti e Luiz Fernando Cadorin. No programa, Concertino para cordas, de Claudio Santoro; Suíte ‘Música Aquática’ nº 2, de Haendel; Concerto nº 1 para clarinete, de Weber, e Sinfonia ‘Novo Mundo’, de Dvorák.

Também a partir das 16, várias atividades ligadas à leitura movimentam a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos. O primeiro evento Cidade City Cite, traz leitura de poemas e trechos em prosa poética sobre a vida urbana. Com o Grupo Viva Voz, formado por Clenir Bellezi de Oliveira, Frederico Barbosa e Marcelo Ferretti. Às 18 horas, tem a dramatização de Antonio – da tua tão necessária Poesia, com Ivan e Clarisse Abujamra. Às 20 horas, Pascoal da Conceição interpreta Meditação – Poemas de Mário de Andrade, com a participação da pianista Thereza do Amaral Castro Patuchi e comentários da professora Jacinta Karelisky.

Às 17 horas, a Oficina Cultural Oswald de Andrade promove o Sarau Literomusical Paulistânea, em homenagem ao escritor Ignácio de Loyola Brandão. Ele estará presente e terá crônicas lidas por um ator convidado. O próprio autor fez a seleção. São elas, As vozes do telemarketing, Os sapatos do Esquerdinha, Ícones de minha juventude se vão, Os pastéis frios de Fernando Sabino, As palavras vão ao encontro, Talvez este ano nunca termine, Os livros que retornaram a casa, O homem que desejava um sonho, O relógio da torre e O perturbador celular de tia Mariá. Além disso, Suzana Salles, Dante Ozzetti e Paulo Padilha interpretam composições próprias e obras de Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé, Luiz Tatit, José Miguel Wisnik, Paulo Vanzolini e Adoniran Barbosa.

Encerrando a programação, a Orquestra Tom Jobim se apresenta na Sala São Paulo, às 20 horas, sob o comando do maestro Roberto Sion.

Confira a programação completa no site da Secretaria Estadual da Cultura www.cultura.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.