Começam as aulas na USP Leste

Governador Geraldo Alckmin inaugurou ontem o novo campus da USP na Zona Leste da Capital

seg, 28/02/2005 - 8h38 | Do Portal do Governo

Primeira universidade pública da região leste da Capital e da Grande São Paulo, a USP Leste dá início nesta segunda-feira, dia 28, às aulas para 1.020 alunos matriculados em dez cursos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades.

A chegada da Universidade de São Paulo à zona leste foi marcada com a inauguração do novo campus, realizada ontem pelo governador Geraldo Alckmin.

A USP Leste abre, também, novas oportunidades para os jovens residentes em municípios vizinhos, como Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Mairiporã, Suzano, Salesópolis e Guarulhos.

Um dos objetivos do Governo do Estado e do Conselho Universitário da USP na implantação desse campus já foi obtido no primeiro vestibular realizado na unidade: o da inclusão social. O número de estudantes com renda familiar de até R$ 1,5 mil na Cidade Universitária representa 23% do total. Na USP Leste a porcentagem de alunos com esse perfil alcança 39%.

Outros dados reforçam essa constatação. Na Cidade Universitária, 29% dos alunos estudaram na rede pública, enquanto no campus da zona leste esse índice é de 47%, ou seja, quase metade do total. Nos cursos noturnos, esse índice sobe para 85%. Na USP do Butantã, 10% dos alunos moram na zona leste. Na USP Leste, 40% de alunos moram na própria região.

Candidatos aos próximos vestibulares da USP Leste poderão freqüentar as 100 classes de cursinho, gratuitas, que foram abertas para cerca de 5 mil alunos do ensino médio da rede pública, com aulas ministradas por professores da USP, para ampliar a possibilidade dos alunos da região terem acesso ao ensino público superior.

Estrutura física e educacional

A USP Leste abriga a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), com dez novos cursos inovadores e que não eram oferecidos pela USP: Gestão Ambiental, Sistemas de Informação, Gestão de Políticas Públicas, Marketing, Licenciatura em Ciências da Natureza, Lazer e Turismo, Tecnologia Têxtil e da Indumentária, Ciências da Atividade Física, Gerontologia e Obstetrícia. No total, são 1.020 vagas nos períodos matutino, vespertino e noturno.

O segundo campus da USP na Capital foi implantado em uma área de 1,25 milhão de metros quadrados junto ao Parque Ecológico do Tíête. A principal unidade da primeira fase do empreendimento é o Núcleo Inicial Didático, um prédio de dois pavimentos com oito salas de aula, três salas especiais para acomodar 120 alunos em cada uma, duas salas para informática, dois laboratórios básicos, sala para biblioteca e sala para docentes. A área construída é de 5.200 metros quadrados.

O Núcleo é complementado pelo Centro de Apoio Técnico – CAT, com 600 metros quadrados, que acomodará a administração, pelo prédio destinado à segurança do campus e pelo refeitório de 540 metros quadrados, com capacidade para servir 220 refeições em esteiras.

As obras da segunda etapa foram autorizadas ontem pelo governador Geraldo Alckmin. Serão construídos mais três edifícios: núcleo didático, biblioteca e auditório, bloco de serviços gerais. Eles vão abrigar e dar suporte aos atuais alunos, e às próximas turmas, nas séries seguintes do currículo universitário.

Para garantir a segurança dos usuários do campus, há uma base da Polícia Militar no local.

Relacionamento com a comunidade

Com o objetivo de aproximar a Universidade da comunidade local, a USP Leste terá o Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional – Nasce – que oferecerá ações culturais e cursos extra-curriculares para apoiar o desenvolvimento socioeconômico da região. O Nasce vai desenvolver atividades como ciclos de palestras, cursos de requalificação profissional e inclusão digital, voltadas aos jovens, adultos, terceira idade e organizações do terceiro setor.

A iniciativa resulta de uma parceria entre a USP, Sebrae-SP, Paróquia São Francisco de Assis e Obra Social Dom Bosco.

Os moradores de Ermelino Matarazzo também poderão usufruir da área verde do campus, com muitos gramados. Futuramente, há um projeto para se construir um bosque com espécies vegetais doadas por municípios que tenham nomes de árvores.

Serviço

A USP Leste está localizada na Av. Arlindo Bétio, nº 1.000, no bairro de Ermelino Matarazzo. De carro, o acesso pode ser feito pela rodovia Ayrton Senna, saída 17.

De ônibus, há uma linha circular, integrada com os trens da CPTM, que liga a estação Engenheiro Goulart ao novo campus, e vice-versa, com vários horários ao longo do dia. No período matutino, eles saem às 7h, 7h20, 7h40, 12h, 12h10. À tarde, às 12h30, 12h45, 13h, 17h30, 17h40. e, à noite, às 18h30, 18h50, 19h, 22h50, 23h.

Foram implantadas linhas de vans da própria universidade, que fazem a ligação entre o campus e pontos de ônibus próximos às estações Ermelino Matarazzo e Engenheiro Goulart, da CPTM. O uso é gratuito para alunos, docentes e funcionários da USP.

Até meados do ano que vem, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) deve colocar em funcionamento mais três estações na Linha F (Brás-Calmon Viana): USP Leste, Jardim Helena e Jardim Romano. Além disso, serão reformadas as estações Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-3083 ou pela internet, no endereço www.uspleste.usp.br.

Roberto Kamide