Começa nesta sexta-feira em Ribeirão Preto a 1ª Feira Nacional do Livro

Editoras Universitárias participarão de 15 eventos culturais

qui, 27/09/2001 - 16h20 | Do Portal do Governo

Começa nesta sexta-feira, dia 28, em Ribeirão Preto, a 1ª Feira Nacional do Livro local. O evento vai até o dia 7 de outubro e deve atrair pelo menos 100 mil visitantes. As editoras universitárias da Usp, Unesp, Unicamp, UnB mais o Arquivo do Estado e Associação Brasileira das Editoras Universitárias vão promover uma agenda cultural própria, que se inicia com o lançamento do livro Camargo Guarnieri: o Tempo e a Música, organizado pelo músico Flávio Silva, que vai vai autografar sua obra no hall do Thatro Pedro II, às 19 horas.

O lançamento é a primeira atividade de uma série de 15 eventos culturais nos Encontros das Editoras Universitárias. Serão quatro debates, oito palestras seguidas de sessões de autógrafos, uma mesa-redonda e uma exposição de fotografias do acervo do jornal Última Hora, que circulou na país entre 1951 e 1971. A maioria das atrações acontece no Pingüim Cultural, o espaço da choperia mais famosa do Brasil destinado a atividades do gênero.

A programação dos Encontros continua no dia seguinte (sábado) com o debate sobre o livro Bobbio no Brasil – Um Retrato Intelectual, organizado por Carlos Henrique Cardim, professor de Ciências Políticas e Relações Internacionais da UnB, que autografará o livro e coordenará uma discussão com Fernando Mourão, da Faculdade de Direito e do Departamento de Sociologia da USP e presidente do Conselho Brasileiro de Relações
Internacionais.

No mesmo dia 29, às 19 horas, o Pingüim Cultural vai abrigar uma discussão sobre o tema ‘Imprensa Satírica e Crítica de Costumes’, baseado no livro Cabrião, que trata do jornal editado por Angelo Agostini em São Paulo no século passado. O livro é de autoria de Délio dos Santos, que vai dividir a mesa com o cartunista Paulo Caruso e com os jornalistas Luis Eblak, da Folha de S. Paulo, e Marco Frenetti, colaborador de diversos jornais e revistas, entre eles, a Gazeta Mercantil, Caros Amigos e Bravo.

Às 21 horas é a vez, ainda no espaço do Pingüim, do show ‘E la nave va’, do Conjunto Nacional, dos cartunistas Paulo e Chico Caruso, formado ainda pelos músicos Fernando Barros, Pedro Barros, Renato Farias, Voluzi Vidal. O Conjunto Nacional satiriza de forma bem humorada políticos e acontecimentos ao ritmo de samba, choro, bossa nova e música caribenha.