Começa despoluição do rio Pinheiros

Aviso de Pauta - Sexta-feira, dia 7 - Em parceria com a Petrobrás, Governo do Estado inicia projeto para recuperar o rio, gerar mais energia e melhora

qui, 06/12/2001 - 12h13 | Do Portal do Governo

Aviso de Pauta – Sexta-feira, dia 7 – Em parceria com a Petrobrás, Governo do Estado inicia projeto para recuperar o rio, gerar mais energia e melhorar qualidade de vida da população

O Governo do Estado começa a implantar nesta sexta-feira, dia 7, às 10 horas, com a presença do Governador Geraldo Alckmin, o projeto de despoluição do Pinheiros, com a assinatura de contrato com a Petrobrás, na Usina Piratininga, no bairro de Pedreira, Zona Sul da Capital.

O processo a ser utilizado é conhecido como “flotação”, já utilizado com sucesso na despoluição dos lagos do Ibirapuera, Aclimação e Horto Florestal. A Petrobrás assume o custo e a responsabilidade pela execução da obra, orçada em cerca de R$ 130 milhões, com a instalação de sete estações de tratamento.

As duas primeiras estações serão instaladas em trecho de cinco quilômetros do rio: a primeira entre as pontes Socorro e Interlagos e a segunda junto à Usina Elevatória de Pedreira.

Além da despoluição de um rio vital para a cidade de São Paulo, o projeto vai trazer outros benefícios como a melhoria da qualidade e oferta de água no reservatório Billings, na Baixada Santista e Médio Tietê, além do aumento de geração de energia na Usina Henry Borden.

Data: Sexta-feira, dia 7 de dezembro de 2001
Horário: 10 horas
Local: Usina Piratininga – Av. Nossa Senhora do Sabará, nº 5.312 – Bairro Pedreira

Presença dos secretários estaduais de Energia, Mauro Arce; do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli; e de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, Mendes Thame.