Começa a Funcionar a Fatec de Mauá

Município será o primeiro do ABC Paulista a contar com uma unidade da Faculdade de Tecnologia

ter, 03/09/2002 - 16h07 | Do Portal do Governo

Mauá será o primeiro município da região do ABC Paulista a contar com uma Faculdade de Tecnologia. Nesta quarta-feira, dia 4, o Governo Estado entrega a nova unidade que vai funcionar num prédio CAIC ( da prefeitura), totalmente adaptado para receber os 160 alunos que se formarão anualmente no curso superior de Tecnologia em Informática, com Ênfase em Gestão de Negócios. Por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia foi investido um total de R$ 1,5 milhão no prédio, na compra de materiais e em infra-estrutura acadêmica, operacional e administrativa. Nesta terça-feira, dia 3, também foi entregue a Fatec de Praia Grande, na quinta, dia 5, será a de Jundiaí, e na terça-feira, dia 10, a de Botucatu.

Os cursos de tecnologia se apresentam como uma solução para a ampliação na oferta de vagas no Ensino Superior Público e melhores oportunidades para a população dos municípios. Estudos sócio-econômico e educacional da região culminaram com a proposição do curso na área de informática, inicialmente, sem prejuízo de continuidade dos estudos para novas áreas de atuação.

Serão realizados dois vestibulares por ano que oferecerão 80 vagas cada um, totalizando 160 vagas anuais. O curso será realizado nos períodos de tarde e noite, contando com 10 docentes para o 1º semestre deste ano. A inauguração da Fatec de Mauá será às 10 horas, na av. Antonio Rosa Fioravante, 630 – Vila Fausto Moreli.
Com as quatro novos unidades inauguradas este mês, o Estado de São Paulo completa 14 Faculdades de Tecnologia – FATEC, sendo duas na Capital e as outras em Americana, Guaratingueta, Jaú, Taquaritinga, Ourinhos, Sorocaba, Indaiatuba e Santos.

As Fatecs são gerenciadas pelo Centro Paula Souza que também administra 99 Escolas Técnicas Estaduais (Etes) que estão distribuídas em mais de 80 municípios do Estado.

No total, são oferecidos 20 cursos: Automação de Escritório e Secretariado; Edifícios; Logística, com ênfase em Transportes; Manutenção e Operação de Aparelhos Médicos Hospitalares; Movimento de Terra e Pavimentação; Obras Hidráulicas; Processamento de Dados; Processamento de Dados; Processos de Produção; Produção com Ênfase Industrial; Produção com Ênfase em Plástico; Construção de Manutenção de Sistemas de Navegação Fluvial; Informática-Gestão Financeira; Informática, com Ênfase em Gestão de Negócios; Mecânica de Precisão; Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos; Operação e Administração de Sistemas de Navegação Fluvial; Projetos; Produção Industrial; Soldagem e Têxtil.

Valéria Cintra