Colina sedia encontro de Fundos Municipais da região de São José do Rio Preto

Aviso de Pauta - Quinta-feira, dia 17 - Reunião vai avaliar Programa de Padarias Artesanais

qua, 16/07/2003 - 10h25 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin, preside nesta quinta-feira, dia 17, reunião de avaliação dos programas de padaria artesanal implantados em 35 cidades da região de São José do Rio Preto. A reunião com os Fundos Municipais será realizada na cidade de Colina, das 10 às 13h30, no Grêmio Cultural de Colina (Rua Oscar Pinho Barcelos, 291 – Centro).

Além da avaliação dos resultados obtidos com o programa de capacitação, geração de emprego e renda do Fussesp, o encontro visa promover a troca de experiências das presidentes de fundos municipais, por meio de relatos de atividades e conhecimento dos programas que cada cidade criou para o funcionamento dos kits distribuídos na região.

Para Maria Lúcia Alckmin, o programa Padarias Artesanais ‘leva a ética, a cidadania, a saúde e a dignidade às pessoas. Segue a linha mestra do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, desenvolvendo diversos programas que visam, principalmente, ações comunitárias que exercitam a solidariedade educacional e não apenas assistencialista, possibilitando a capacitação de agentes multiplicadores, geração de emprego e ampliação de renda’.

Maria Lúcia credita o sucesso desse trabalho ao empenho e à participação das primeiras-damas dos municípios e aos vários parceiros do Programa, que no mês de agosto completará dois anos de sua implantação. Os beneficiários são 638 Fundos Municipais de Solidariedade e 1.700 Entidades Sociais cadastradas na Capital.

Ao longo do período em que está à frente do Fundo Social, Maria Lúcia vem desenvolvendo, além do programa Padarias Artesanais, várias outras ações, que contam com a participação da iniciativa privada, da sociedade civil e de parcerias governamentais. Entre eles, destacam-se: Tece e Acontece, Casa de Brinquedos, Universidade Cidadã, Agentes Multiplicadores (Oficinas e Cursos), Jogos Regionais dos Idosos e Campanha do Agasalho.

Avaliação do programa já se estendeu a 247 municípios

O encontro desta quinta-feira será o décimo primeiro do ano. Os dez anteriores foram em Oswaldo Cruz, com a participação de 22 cidades da regional de Adamantina; Santa Cruz do Rio Pardo, com a participação de 25 cidades da regional de Ourinhos; Registro, com a participação de 24 cidades da região de Santos; Votuporanga, com a participação de 27 municípios da região de Jales; Castilho, com a participação de 20 cidades da região de Araçatuba; Buritizal, com a participação de 24 cidades da região de Franca; Nova Odessa, com a participação de 32 cidades da região de São João da Boa Vista; Itapeva, com a participação de 26 cidades; Lavínia, com a participação de 21 cidades da região de Araçatuba; e em Gavião Peixoto, com a presença de 26 cidades da região de Araraquara. Os municípios da região de São José do Rio Preto convidados para o encontro em Colina são: Altair, Ariranha, Barretos, Bebedouro, Cajobi, Catanduva, Catinguá, Colina, Colômbia, Elisário, Embaúba, Guaíra, Guaraci Irapuã, Itajobi, Jaborandi, Marapoama, Monte Azul Paulista, Novais, Novo Horizonte, Olímpia, Palmares Paulista, Paraíso, Pindorama, Pirangi Moraes, Sales, Santa Adélia, Severínia, Tabapuã, Taiaçú, Taiúva, Terra Roxa, Urupês, Viradouro e Vista Alegre do Alto.

Programa Padarias Artesanais

O Programa Padarias Artesanais nasceu como uma das principais iniciativas do Plano de Geração de Emprego e Renda do Fussesp. Tem como objetivos principais a capacitação profissional, a melhoria na qualidade da alimentação e a geração de renda. A panificação artesanal é a elaboração de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes.

Para a viabilização do programa são capacitados, em todo o Estado, pessoas indicadas pelos Fundos Sociais e por entidades cadastradas. Posteriormente, são entregues os Kits de Padaria Artesanal, compostos por forno de inox, batedeira, liqüidificador, balança e assadeiras de alumínio, doados pela iniciativa privada, ao custo unitário de R$ 700. Ao todo, já foram capacitados cerca de seis mil agentes multiplicadores no Estado e distribuídos, aproximadamente, três mil kits.

Na prática, cada entidade da Capital indica dois participantes, que após um dia de curso, com direito a diploma da Secretaria da Agricultura, tornam-se multiplicadores, voltando para suas comunidades com o compromisso de repassar as instruções recebidas. No interior, as aulas são ministradas nas 13 células regionais do Fussesp.

Entre as comunidades beneficiadas estão: assentamentos, comunidades quilombolas, comunidades indígenas, unidades da Febem, 45 penitenciárias, 93 unidades do S.O.S. Bombeiros, 45 conjuntos habitacionais da CDHU, 636 fundos municipais, além de hospitais, creches e entidades cadastrados na Capital pelo Fussesp.

No Interior, são beneficiados os Fundos Municipais, que avaliam as condições e necessidades de cada entidade. Mais informações podem ser obtidas no Fussesp pelo telefone (11) 3874-6766. Em Colina, informações no Fundo Social de Solidariedade Municipal, telefones (17) 3341-3444 / 3341-1313.