Clubes e academias participam de programas do Governo do Estado voltados para jovens e população car

Lançamento ocorreu hoje no Palácio dos Bandeirantes

ter, 20/11/2001 - 13h03 | Do Portal do Governo

Lançamento ocorreu nesta terça-feira, dia 20, no Palácio dos Bandeirantes

Com o intuito de ocupar o tempo dos jovens carentes com atividades produtivas, a Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer lançou nesta terça-feira, dia 20, no Palácio dos Bandeirantes, os programas Clube Cidadão e Academia Cidadã. O objetivo é mudar o conceito de que os adolescentes só gostam de atividades improdutivas e explorar o potencial dos jovens canalizando para atividades saudáveis.

Clube Cidadão

Os programas serão implantados por meio de parcerias com a iniciativa privada e, inicialmente, serão desenvolvidos na Capital. O Clube Cidadão vai permitir que cinco mil atletas adolescentes carentes, entre 12 e 18 anos, treinem nos clubes esportivos da Capital. Eles irão receber uma verba de R$ 120,00 mensais pagos pela Nossa Caixa. Inicialmente 25 academias já demonstraram interesse em participar do programa. A seleção começará em dezembro e a partir de janeiro o jovem começa a treinar e a receber a ajuda de custo. Para participar é preciso que o adolescente esteja estudando. Clubes interessados em aderir ao programa devem entrar em contato com a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer pelos telefones 3241-4870 r. 371 ou 3107-5839. A divulgação para os alunos será feita nas escolas municipais e estaduais.

Academia Cidadã

Proporcionar atividades físicas para os moradores dos conjuntos habitacionais da CDHU aos domingos é o objetivo dessa programa. Primeiramente serão atendidos os moradores das unidades de Jardim São Bento (com 660 famílias), Encosta Norte (com 4.853 famílias), Ferraz de Vasconcelos (com 2.160 famílias) e Fazenda da Juta ( com 2.703 famílias). A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin, destacou a importância de integrar o jovem carente à sociedade. “É importante explorar de forma positiva o potencial do jovem para que ele não se desagregue.”

O secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Gabriel Chalita, observou que estes programas vêm mostrar que governo e sociedade, juntos, podem encontrar alternativas para que a juventude tenha mais dignidade e oportunidades. “Quando o jovem se encaminha para as drogas e a violência, com certeza ele perdeu o essencial, que é a sua capacidade de sonhar. E estes dois projetos visam proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população.”

Valéria Cintra