Cláudio Lembo participa de inauguração de hangares da TAM no Aeroporto de Jundiaí

Centro de Tecnologia vai desafogar o aeroporto de Congonhas

sex, 06/08/2004 - 17h09 | Do Portal do Governo


O governador em exercício, Cláudio Lembo, participou nesta sexta-feira, dia 6, da inauguração de dois hangares de manutenção da TAM, no Aeroporto Estadual de Jundiaí, interior do Estado.

Com 18,9 mil metros quadrados, o Centro de Tecnologia e Manutenção de Aeronaves Executivas “Comandante Rolim Amaro” será o maior e o mais completo do setor da América Latina. “Esses novos hangares vai beneficiar toda a região de Jundiaí com a geração de emprego e renda’, afirmou Lembo. Ele lembrou que o novo local vai facilitar o acesso e evitar a utilização do Aeroporto de Congonhas. “Congonhas era uma área de manutenção da TAM. Todo vôo de experiência era feito lá e agora passa a ser aqui em Jundiaí, o que vai desafogar bastante o aeroporto da cidade de São Paulo”, comentou.

O Centro de Tecnologia foi construído por concessão de uso de área do Governo do Estado, por 15 anos renovável por igual período. “Essa realização é uma típica Parceria Público Privada. Foi uma integração espontânea, digna e respeitosa da União, do Estado e do município. Essa parceria é que queremos para o Brasil e para São Paulo”, disse Lembo. Sobre o Centro de Manutenção ser o maior da América Latina e estar instalado no interior do São Paulo, o governador em exercício disse: “A confiança no Governo paulista é que possibilita realizações como essa.”

Investimentos do Governo paulista no transporte aéreo

O secretário dos Transportes, Dario Rais Lopes, disse que o Centro representa uma nova fase na aviação, porque a implantação do hangar configura o início de um aeroporto dedicado à aviação executiva, totalmente inédito no País. Ele informou ainda que o Governo paulista está consolidando uma rede de aeroportos de pequeno porte mais voltado para a aviação executiva. “Também estamos trabalhando para deixar em condições operacionais o aeroporto de Campinas, Bragança Paulista, Itanhaém e Ubatuba, ou seja, em um raio de 100 quilômetros de São Paulo, nós vamos ter um cinturão de aeroportos voltados para a aviação executiva”, informou o secretário. Ele lembrou que o Governo do Estado vai inaugurar o novo terminal do aeroporto de Sorocaba, licitar a conclusão do aeroporto de Bauru e que está em processo de habilitação o aeroporto de São José do Rio Preto. “O objetivo é que o Governo deixe os 30 aeroportos, sob responsabilidade do Estado, em perfeitas condições, permitindo que São Paulo se diferencie, cada vez mais, em relação às demais unidades da Federação”, disse o secretário.

Participaram do evento o presidente da empresa, Rui Thomaz de Aquino, a presidente do Conselho de Administração do Grupo TAM, Noemi Amaro, viúva do comandante Rolim Amaro, e o prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad.

Macedo Júnior