Cláudio Lembo participa de casamento comunitário em Itapevi

400 casais de famílias de baixa renda realizaram o sonho de oficializar o matrimônio

sáb, 29/05/2004 - 17h48 | Do Portal do Governo


Mais de 4 mil pessoas prestigiaram neste sábado, dia 29, o 1º Casamento Comunitário de Itapevi, realizado no Ginásio Municipal de Esportes Valter Bergamin. Quatrocentos casais de famílias de baixa renda realizaram o sonho de oficializar a união, em iniciativa da Prefeitura em parceria com o Cartório de Registro Civil e o Tabelionato do município. O evento contou com a presença do governador em exercício, Cláudio Lembo.

Lembo transmitiu ao público presente mensagem do governador Geraldo Alckmin e de sua esposa Lu Alckmin, que ligaram hoje de Washington, nos Estados Unidos, para desejar muita felicidade aos casais.

Dois juízes de Paz realizaram a cerimônia oficial de casamento. Para representar os 400 casais foram escolhidos Ercília Francisca dos Santos e Joaquim Castro da Silva – ambos com mais de 75 anos; e Ariadne Mantovani da Silva e José Raimundo da Silva.

A maioria dos casais já vivia junto há mais de dois anos. Silvana Cristina Lourenço, de 23 anos, e Gilvan Jesus da Silva, de 25 anos, contaram que hoje concretizaram um grande sonho. ‘Faz sete anos que moramos juntos, mas como as despesas da cerimônia de casamento eram altas nunca conseguimos realizá-lo’, disse Gilvan.

‘É um grande presente para nós que já temos uma filha de três anos e esperamos o nosso menino para hoje mesmo’, acrescentou Silvana, que está grávida de nove meses.

A professora Adriane Alonso e o balconista Sidney Lima de Oliveira, recém-casados e pais de duas crianças, recomendaram que esta iniciativa seja repetida mais vezes, porque são muitas as pessoas de união estável que não tem condições de bancar a cerimônia e a festa de casamento.

O casamento comunitário resultou de parceria que envolveu as secretarias do município e o comércio local, que doou brindes para serem sorteados entre os casais participantes. A iniciativa ocorre no ano em que o município de Itapevi comemora 45 anos de emancipação política.

Segundo a prefeita Dalvani Caramez, o evento representou uma lição de companheirismo, fidelidade, respeito e, acima de tudo, amor.

Após a cerimônia, os casais participaram de um baile para convidados e padrinhos, com animação da Orquestra Bianchini, sorteio de brindes e distribuição das certidões de casamento.

Lílian Santos