Cláudio Lembo participa da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade

Evento contou com a presença do presidente da República

seg, 09/08/2004 - 16h00 | Do Portal do Governo


O governador em exercício, Cláudio Lembo, participou nesta segunda-feira, dia 9, do lançamento da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, na sede do Parlamento Latino Americano, na Barra Funda, Zona Oeste da Capital. O evento, que contou com a presença do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, é um movimento apartidário e tem como objetivo fazer um balanço das ações dos três níveis de governo e da sociedade no tocante aos trabalhos que vêm sendo realizado para se diminuir as diferenças sociais existentes no País e em outras parte do mundo.

Baseado em um documento criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000, do qual participam 189 países, a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade – que vai do dia 9 ao dia 15 deste mês-visa estimular a sociedade a pensar e a criar ações para os menos favorecidos. O documento da ONU engloba oito macro-objetivos que visam mudar o mundo. São eles: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e todo o mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

O representante da ONU no Brasil, Carlos Lopes, ressaltou a necessidade dos países ricos reduzirem a dívida dos países pobres para que estes atinjam melhores níveis de qualidade de vida. Ele destacou a importância de se levar em conta os motivos que fizeram estas nações mais desfavorecidas estarem nesta situação. Lopes afirmou que a ONU espera atingir seus objetivos num prazo de 11 anos, mas pediu urgência dos 189 países envolvidos. “Hoje o mundo tem mais recursos e tecnologia, mas é preciso fazer uma melhor distribuição do conhecimento existente. Se nada for feito, países africanos só atingirão as metas por nós estabelecidas em 2.145”. Numa comparação, ele disse que atualmente 54 países estão mais pobres do que em 1990.

Quanto ao Brasil, disse que o País vem progredindo mas ressaltou que ainda são muito fortes as desigualdades, tanto social como racial.

Cláudio Lembo também destacou a necessidade de se buscar uma maior igualdade entre as classes sociais. “Não é possível que haja tantas diferenças num país como o Brasil, onde os ricos estão cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. É preciso buscar uma igualdade e é isto que estamos fazendo não só em nível federal e estadual, mas também nos 6.450 municípios do país”, declarou.

Entre as ações conjuntas em prol da melhoria da população mais necessitada, Lembo disse que no próximo dia 12, o governador Geraldo Alckmin e o ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome da Fome Patrus Ananias vão assinar um termo de cooperação técnica que vai integrar o programa Bolsa da Família – do Governo federal- com o Renda Cidadã – do Governo estadual.

Lembo listou os programas estaduais na área social que vêm beneficiando os mais necessitados, como o Viva Leite e Bom Prato, Alimenta São Paulo, Frentes de Trabalho, Jovem Cidadão, Ação Jovem Banco do Povo Paulista. Além dos voltados para a área da saúde como o “Qualis” que ajudou a reduzir a mortalidade infantil e o de redução da mortalidade materna.

O presidente ressaltou que o papel da sociedade é cobrar os governos, mas frisou a necessidade da população, empresários e organizações do Terceiro Setor, se envolverem em questões como o combate à fome e outras mais solidárias como a visita a uma pessoa enferma ou a um idoso em um asilo, exemplificou.

A Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade tem como símbolo, o sociólogo Hebert de Souza, o Betinho, idealizador da Campanha do Combate à Fome. Betinho foi o coordenador da Ação Pela Cidadania contra a Fome e a Miséria.

As plataforma da Semana está nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, um compromisso entre a Organização das Nações Unidas (ONU) e seus países membros, inclusive o Brasil, que firmou parceria em setembro de 2000.

Valéria Cintra