Cláudio Lembo libera recursos para restauração do Casarão do Chá, em Mogi das Cruzes

Governador em exercício também vistoriou ponte em Guaratinguetá

sáb, 12/11/2005 - 17h26 | Do Portal do Governo


O governador em exercício, Cláudio Lembo, autorizou a liberação de R$ 54 mil para a primeira etapa da restauração do Casarão do Chá, em Mogi das Cruzes. A assinatura da liberação dos recursos foi feita nesse sábado, dia 12, após a inauguração de três escolas no município.

O casarão foi construído por volta de 1945 pela família Fugihata, que se instalou em Mogi das Cruzes com o objetivo de plantar chá e montar uma fábrica para a industrialização do produto.

O local foi construído com a técnica “inamaya”, que é utilizada no Japão e foi adaptada a realidade do Brasil. Assim foram colhidos eucaliptos na região e o construtor buscava peças de madeira com a dimensão mais próxima possível do tamanho necessário para o projeto, além de tirar proveito das formas para elaborar as estruturas. Assim toda a estrutura do imóvel foi feita sem a necessidade de um único prego.

A arquiteta Ana Maria Abreu Sandim, presidente do Conselho Municipal do Patrimônio, conta que todas as peças são encaixadas e que para a madeira não apodrecer ela passou por um processo se retirada de toda a seiva. Segundo ela, toda a madeira foi cortada no quarto minguante para ter menos seiva e depois passou seis meses dentro de um rio para depois ser utilizada na construção. Outra curiosidade apontada pela arquiteta foi à questão da adaptação. “Enquanto no Japão é comum encontrar paredes com papel de arroz, no Casarão do Chá elas são feitas de Taipas”, informou.

O casarão foi tombado na década de 1980 e desde então se busca a melhor maneira de restaurar o imóvel. Segundo a arquiteta, essa não será uma obra cara, mas a dificuldade é que ela necessita de técnica especializada. Ela lembrou que no Brasil existe apenas três carpinteiros que utilizam a técnica “inamaya”.

De acordo com o governador em exercício, Cláudio Lembo, o restauro do casarão também contará com recursos da prefeitura e poderá ser incluído nas comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil. Depois de concluídas as obras, o Casarão do Chá deverá ser transformado em um centro cultural.

Lembo visitou ainda a feira agrícola, realizada nas proximidades do Casarão do Chá.

Inauguração de escolas

Durante a visita, o governador em exercício também entregou três escolas no município. As escolas possuem, além das salas de aula, salas multiuso e de reforço, ambientes administrativos e de serviços gerais. As três novas unidades também recebem quadras esportivas.

As obras, iniciadas em 2004, tiveram o custo de R$ 7,9 milhões e vão acrescentar 28 novas salas de aula ao município. Duas escolas estão localizadas no Jardim Bela Vista e uma no bairro Caputera.

Ponte sobre o rio Paraíba

Após a visita a Mogi das Cruzes, Cláudio Lembo seguiu para Guaratinguetá, onde vistoriou a ponte sobre o rio Paraíba, no Jardim Rony. Esta ponte foi construída pelo município, mas não foi feito o encabeçamento, ou seja, o trabalho de terraplenagem para ligar a ponte à estrada. A visita do governador teve como objetivo verificar as condições da ponte e buscar uma solução para a finalização da obra.

O secretário dos Transportes, Dário Rais Lopes, explicou que a ponte fica na várzea do rio e que não permite que se faça um aterro convencional porque afundaria. “A solução convencional para este tipo de terreno seria a pedra rachão, mas é muito cara e difícil de se encontrar na região do Vale do Paraíba”, comentou. O secretário disse que nesta tarde deverá visitar algumas jazidas de ferro na região para buscar outra solução para obra. “Assim a obra pode ficar mais barata e permitir a finalização da ponte para que a população possa utilizá-la”, afirmou.

Cíntia Cury / Macedo Júnior