Cinema: Videoteca do Memorial promove mostra em comemoração aos 450 anos de São Paulo

Filmes serão exibidos de 5 a 31 de janeiro, com entrada gratuita

ter, 30/12/2003 - 11h02 | Do Portal do Governo

No mês de janeiro, em comemoração ao 450º aniversário da capital paulista, a Videoteca do Memorial da América Latina promove uma mostra de filmes que têm a cidade de São Paulo como cenário.

As sessões serão de segunda a sexta-feira, às 10h, 12h e 15h, e aos sábados, às 10h30 e 12h30. A entrada é gratuita. O Memorial da América Latina fica na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, próximo à estação Barra Funda do Metrô.

Confira a programação:

  • Dias 5 e 19

    SAI DA FRENTE. Direão de Abílio Pereira de Almeida. Brasil. 1952. 78 min. Com Mazzaropi, Leila Parisi, Ludy Veloso, A. C. Carvalho.

    O motorista Isidoro se esquece de deixar seu caminhão freado e tem de sair procurando-o pelas ruas de São Paulo, com a ajuda do cachorro Coroné.

    QUEM MATOU ANABELA? Direão de D. A. Hamza. Brasil. 1956. 87 min. Com Ana Esmeralda, Procópio Ferreira, Jayme Costa, Ruth de Souza, Olga Navarro.

    Jovem aparece morta à beira de uma represa em São Paulo. Detetive investiga o caso, ouvindo as pessoas que moravam com ela numa pensão, mas cada depoimento contradiz o outro.

  • Dias 6 e 20

    O GRANDE MOMENTO. Direção de Roberto Santos. Brasil. 1958. 80 min. Com Gianfrancesco Guarnieri, Miriam Pérsia, Vera Gertel, Jaime Barcellos, Norah Fontes, Paulo Goulart.

    No dia de seu casamento, filho de uma família de classe média baixa enfrenta dificuldades para obter o dinheiro necessário aos últimos preparativos. Rodado nas ruas do bairro paulistano do Brás.

    O CORINTIANO. Direção de Milton Amaral. Brasil. 1966. 100 min. Com Mazzaropi, Elizabeth Marinho, Lúcia Lambertini, Nicolau Guzzardi, Roberto Pirillo.

    Torcedor do Corinthians entra em conflito com os filhos e os vizinhos por causa do seu fanatismo pelo time. Filmado na Vila Maria Zélia.

  • Dias 7 e 21

    O REI DA NOITE. Direção de Hector Babenco. Brasil. 1975. 96 min. Com Paulo José, Marília Pêra, Vick Militello, Yara Amaral.

    A trajetória de um boêmio paulistano que namora um trio de irmãs, até casar-se com a mais velha. Paralelamente ele se envolve com Pupi, conhecida como a rainha da noite, a quem passa a explorar. Painel da vida noturna e da classe média do pós-guerra em São Paulo.

    LIÇÃO DE AMOR. Direção de Eduardo Scorel. Brasil. 1975. 81 min. Com Lílian Lemmertz, Rogério Fróes, Irene Ravache, Marcos Taquechel.

    Na São Paulo dos anos 20, governanta alemã é contratada para dar aulas particulares ao filho adolescente de empresário, e também para dar-lhe liões de amor. Baseado em Amar, Verbo Intransitivo, de Mário de Andrade.

  • Dias 8 e 22

    OS AMANTES DA CHUVA. Direção de Roberto Santos. Brasil. 1978. 104 min. Com Bete Mendes, Helber Rangel, David José, Zanoni Ferrite, Beatriz Segall, Lilian Lemmertz.

    Um jornalista de TV, aliado a uma agência de publicidade, explora a imagem de um casal apaixonado, cujos encontros sempre fazem chover.

    O HOMEM QUE VIROU SUCO. Direção de João Batista de Andrade. Brasil. 1980. 93 min. Com José Dumont, Célia Maracajá, Barros Freire, Denoy de Oliveira, Renato Master.

    Cantor de cordel é confundido pela polícia de São Paulo com operário que esfaqueou o patrão.

  • Dias 9 e 23

    A PRÓXIMA VÍTIMA. Direção de João Batista de Andrade. Brasil. 1983. 91 min. Com Antônio Fagundes, Louise Cardoso, Mayara Magri, Gianfrancesco Guarnieri, Othon Bastos.

    Prostitutas do bairro paulistano do Brás são assassinadas por maníaco, e o caso investigado por repórter de TV.

    GAROTOS DO SUBÚRBIO. Produção Olhar Eletrônico. Brasil. 1983. 45 min.

    Imagens e depoimentos de jovens do movimento punk paulistano.

    DO OUTRO LADO DA SUA CASA. Direção de Marcelo Machado, Paulo Morelli e Renato Barbieri. Brasil. 1985. 19 min.

    Reportagem sobre a rotina de quem mora na rua e sobrevive do lixo em São Paulo. Gilberto, catador de papelão, mostra-se tão articulado que se torna o repórter oficial do vídeo. Embaixo do viaduto onde mora, entrevista outros como ele.

  • Dias 10 e 24

    A HORA DA ESTRELA. Direção de Suzana Amaral. Brasil. 1985. 95 min. Com Marcélia Cartaxo, Jos Dumont, Tamara Taxman, Fernanda Montenegro, Denoy de Oliveira.

    Macabéa, nordestina jovem e desajeitada, vai viver em São Paulo, onde consegue emprego como datilógrafa. Sua rotina se divide entre o trabalho, a amizade com uma colega e o relacionamento com um conterrâneo.

    CIDADE OCULTA. Direção de Chico Botelho. Brasil. 1986. 110 min. Com Carla Camurati, Arrigo Barnabé, Cláudio Mamberti, Celso Saiki, Jô Soares, Chiquinho Brandão.

    Numa São Paulo eternamente às escuras, misteriosa dançarina de cabaré se envolve romanticamente com um bandido e acaba na mira de policiais corruptos.

    DOV MENEGHETTI? Direção de Beto Brant. Brasil. 1989. 12 min. Com Luiz Ramalho, Toni Lopes, Eliana Fonseca, Rosi Campos, Mário César Ribeiro.

    Livremente inspirado nas aventuras do célebre ladrão Amleto Gino Meneghetti (1874-1976) que, durante décadas, assustou os ricos paulistas quatrocentões. Seqências rodadas nos tetos de antigos prédios lembrando São Paulo dos anos 20.

  • Dias 12 e 26

    ANJOS DO ARRABALDE. Direção de Carlos Reichenbach. Brasil. 1986. 103 min. Com Betty Faria, Clarisse Abujamra, Irene Stefania, Vanessa Alves, Enio Gonçalves.

    Três professoras da periferia de São Paulo convivem diariamente com a miséria e a violência. Enquanto tentam sobreviver nesta realidade, enfrentam problemas afetivos em suas vidas particulares.

    AS BELLAS DA BILLINGS. Direção de Ozualdo Candeias. Brasil. 1987. 89 min. Com Carlos Ribeiro, Almir Sater, Mário Benvenutti, José Mojica Marins, Claudete Joubert.

    A vida de profissionais marginalizados que perambulam pelas ruas de São Paulo. O personagem principal é um cantor de música sertaneja em início de carreira, que se envolve com um rapaz pretensamente intelectualizado, cuja família extremamente problemática.

  • Dias 13 e 27

    ANJOS DA NOITE. Direção de Wilson Barros. Brasil. 1987. 98 min. Com Zezé Motta, Antônio Fagundes, Marco Nanini, Chiquinho Brandão, Marília Pêra.

    Diversos personagens cruzam-se na noite paulistana à procura de amor e aventura.

    BESAME MUCHO. Direção de Francisco Ramalho Jr. Brasil. 1987. 97 min. Com Antônio Fagundes, Christiane Torloni, José Wilker, Glória Pires, Paulo Betti, Giulia Gam.

    Dos sonhos de adolescência às frustraões da maturidade, o filme acompanha 20 anos na vida de dois casais de amigos. Um deles permanece no interior de São Paulo, onde se conhecem, enquanto o outro decide construir vida nova na capital.

  • Dias 14 e 28

    ETERNAMENTE PAGU. Direção de Norma Bengell. Brasil. 1987. 100 min. Com Carla Camuratti, Antônio Fagundes, Esther Góes, Nina de Pádua, Otávio Augusto.

    Retrato dos anos do Modernismo paulista, através da biografia de Patrícia Galvão, Pagú, figura polêmica que formou com Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral um ruidoso triângulo amoroso.

    A DAMA DO CINE SHANGAI. Direção de Guilherme de Almeida Prado. Brasil. 1988. 116 min. Com Maitê Proença, Antônio Fagundes, José Mayer, Paulo Villaça, José Lewgoy.

    Homem entra num velho cinema do centro decadente de São Paulo e conhece mulher misteriosa e intrigante, parecida com a atriz principal do filme em cartaz.

  • Dias 15 e 29

    FOGO E PAIXÃO. Direção de Isay Weinfeld e Márcio Kogan. Brasil. 1988. 87 min. Com Mira Haar, Cristina Mutarelli, Carlos Moreno, Mariana Suzá, Fernando Amaral, Iara Jamra.

    Excursão de ônibus pelos pontos turísticos de São Paulo mostra uma galeria de tipos estranhos.

    MODERNISMO: OS ANOS 20. Direção de Roberto Moreira. Brasil. 1992. 18 min.

    A transformaão da cultura brasileira com o Movimento Modernista, cujo momento mais consagrado foi a Semana de Arte Moderna de 22, que aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo. O filme exibe significativa mostra da produão cultural da época.

    VIADUTO DO CHÁ. Direção de José Santos. Brasil. 1993. 15 min.

    Um dos elementos mais característicos da paisagem paulistana, o Viaduto do Chá, mostrado de forma alegre e lúdica, com seus tipos humanos, suas cenas cotidianas e seu espaço arquitetônico. Vídeo realizado em comemoraão ao centenário do viaduto.

  • Dias 16 e 30

    SÁBADO. Direção de Ugo Giorgetti. Brasil. 1995. 85 min. Com Maria Padilha, Otávio Augusto, Giulia Gam, Tom Zé, André Abujamra, Gianni Ratto, Wandi Doratiotto.

    Um dia na vida de um prédio no centro de São Paulo, construído nos anos 30 para abrigar a fina flor da cidade, que nos anos 90 virou uma grande bagunça: elevadores quebrados, mortes, cultos, roubos e uma série de eventos cômicos e surrealistas.

    QUEM MATOU PIXOTE? Direão de José Joffily. Brasil. 1996. 116 min. Com Cassiano Carneiro, Luciana Rigueira, Joana Fomm, Tuca Andrada, Roberto Bomtempo.

    História verídica do menino Fernando Ramos da Silva, que ficou famoso ao estrelar o filme Pixote (1980), de Hector Babenco. A tentativa de seguir na carreira artística, porém, não dá certo, e com o passar do tempo, ele acaba sendo levado para a vida do crime, na periferia de São Paulo, até ser morto pela polícia.

  • Dias 17 e 31

    ATÉ QUE A VIDA NOS SEPARE. Direção de José Zaragoza. Brasil. 1998. 110 min. Com Alexandre Borges, Betty Gofman, Júlia Lemmertz, Marco Ricca, Murilo Benício, Norton Nascimento.

    Grupo de amigos na faixa dos 30 anos, profissionalmente bem-sucedidos, mas emocionalmente mal resolvidos, vivem diversos dramas pessoais. Além de fortes laços afetivos, os personagens têm em comum um cenário onipresente: a cidade de São Paulo.

    CRONICAMENTE INVIÁVEL. Direção de Sergio Bianchi. Brasil. 1999. 102 min. Com Umberto Magnani, Cecil Thiré, Dira Paes, Betty Gofman, Daniel Dantas.

    As histórias de vida de seis personagens, mostrando a dificuldade de sobrevivência mental e física em meio ao caos da sociedade brasileira, que atinge a todos independentemente da posião social ou da postura assumida. As várias situaões mostradas têm como fio condutor um restaurante de São Paulo.

    UMA OUTRA CIDADE. Direção de Ugo Giorgetti. Brasil. 2000. 58 min.

    São Paulo revisitada pelos poetas Antonio Fernando de Franceschi, Rodrigo de Haro, Cláudio Willer, Roberto Piva e Jorge Mautner. O vídeo entrelaça imagens da cidade da virada dos anos 50 para os 60 aos depoimentos dos membros do grupo.

    (LRK)