Cinema: Videoteca do Memorial promove a mostra ‘A história vai ao cinema’

Nesta terça-feira, dia 10, serão exibidos os filmes Memórias do Cárcere e Guerra de Canudos

seg, 09/06/2003 - 14h22 | Do Portal do Governo

Neste mês, a Videoteca do Memorial da América Latina está promovendo a mostra ‘A história vai ao cinema’, com produções nacionais baseadas em narrativas históricas. Nesta terça-feira, dia 10, serão exibidos os filmes ‘Memórias do Cárcere’ e ‘Guerra de Canudos’.

A mostra é baseada em publicação organizada pela historiadora Mariza de Carvalho Soares, que reúne análises de historiadores sobre filmes nacionais produzidos de meados dos anos 70 ao final dos anos 90. Há filmes inspirados na literatura, em situações familiares, da vida cotidiana; há produções baseadas em temas políticos contemporâneos ou históricos; há ainda obras que enfocam a diversidade da sociedade brasileira.

As sessões ocorrem às 10, 12 e 15 horas, com entrada gratuita. O Memorial da América Latina está localizado na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, ao lado do Metrô Barra Funda, na Capital.

Memórias do Cárcere
Direção de Nélson Pereira dos Santos. Brasil. 1984. 188 min.
Com Carlos Vereza, Glória Pires, Jofre Soares, José Dumont, Wilson Grey.
A experiência do escritor Graciliano Ramos nos porões da ditadura do Estado Novo (1930-1945).

Guerra de Canudos
Direção de Sérgio Rezende. Brasil. 1997. 165 min.
Com José Wilker, Paulo Betti, Cláudia Abreu, Marieta Severo, Selton Mello.
No final do século XIX, o beato Antônio Conselheiro, seguido por fiéis, atravessa o sertão do Nordeste, onde funda o Arraial de Canudos. Inicia-se um longo conflito entre os fiéis e as tropas da recém-criada República, com várias campanhas e mortes de ambos os lados.

(LRK)