Cinema: Videoteca do Memorial exibe filmes ambientados no Rio de Janeiro

Hoje serão exibidos Crônica da Cidade Amada e Orfeu do Carnaval

qua, 19/02/2003 - 10h05 | Do Portal do Governo

A Videoteca do Memorial da América Latina exibe neste mês uma mostra de filmes e uma minissérie de TV ambientados no Rio de Janeiro, retratando as várias facetas da capital carioca. As sessões são realizadas às 10h, 12h e 15h, todas com entrada franca.

Nesta quarta-feira, dia 19, serão exibidos os filmes Crônica da Cidade Amada e Orfeu do Carnaval.

Crônica da Cidade Amada
Direção de Carlos Hugo Christensen. Brasil. 1965. 105 min.

Reunião de onze pequenas histórias, em tom de comédia dramática e tipicamente cariocas, segundo crônicas de Carlos Drummond de Andrade (O índio; Luiza), Paulo Mendes Campos (Aparição; Aventura carioca; O pombo enigmático; Receita de domingo), Fernando Sabino (Iniciada a peleja), Orígenes Lessa (Mal-entendido), Dinah Silveira de Queiroz (O homem que se evadiu; A morena e o louro) e Paulo Rodrigues (Um pobre morreu).

No elenco, grandes atores que fizeram a história do cinema brasileiro: Procópio Ferreira, Magalhães Graça, Grande Otelo, Oscarito, José Carlos Correa, Jardel Filho, Paulo Autran, Cecil Thiré, Moacyr Deriquem, Milton Carneiro.

Orfeu do Carnaval
Direção de Marcel Camus. França/Brasil. 1959. 102 min.
Com Breno Higino Mello, Marpessa Dawn, Lourdes de Oliveira, Lea Garcia, Adhemar Ferreira da Silva

Sambista carioca apaixona-se por jovem do interior e provoca ciúme em sua noiva. O filme transpõe para os morros do Rio de Janeiro o mito grego de Orfeu. Adaptação da peça Orfeu da Conceição de Vinícius de Morais.

Primeira produção nacional realizada somente com atores negros, foi premiada com a Palma de Ouro em Cannes e o Oscar de produção estrangeira – as duas maiores distinções do cinema internacional. Um dos destaques é a participação do bicampeão olímpico do salto triplo Adhemar Ferreira da Silva, no papel da Morte.

(Fonte: www.memorial.org.br)

(RK)