Cinema: MIS monta programação especial em homenagem aos 450 anos da Cidade de SP

Confira a programação que será realizada na próxima quinta-feira, dia 15

sáb, 10/01/2004 - 18h14 | Do Portal do Governo

Na próxima quinta-feira, dia 15 de janeiro, às 20h30, o Museu da Imagem e do Som abre a mostra SP no MIS, que exibe filmes paulistas em homenagem aos 450 anos da cidade de São Paulo. Estão incluídos títulos com cópias depositadas no acervo do Museu, como dois dos mais importantes longas-metragens do cinema paulista dos anos 1980: ‘Cidade Oculta’ e ‘Anjos da Noite’.

  • ‘Anjos da Noite’, com direção e roteiro de Wilson Barros, o traz no elenco nomes como Zezé Motta, Antônio Fagundes, Marília Pêra, Marco Nanini, Cláudio Mamberti, Guilherme Leme e Aída Leirner.
  • ‘Cidade Oculta’ , de Chico Botelho, uma história policial, inspirada nos quadrinhos do Spirit de Will Eisner, é protagonizado por Carla Camuratti, que vive a provocante Shirley Sombra. O longa-metragem de 1986 traz bandidos românticos, policiais corruptos, fugas, tiroteios e perseguições ambientadas na noite de São Paulo. O elenco também conta com Jô Soares, Cláudio Mamberti e o músico Arrigo Barnabé, que além de atuar assina a trilha musical. ‘Cidade Oculta’ venceu o Rio-Cine-Festival de 1986, tendo recebido no evento também os prêmios de melhor direção, ator coadjuvante (Cláudio Mamberti), música original ( Arrigo Barnabé) e fotografia.
  • ‘Exposição do IV Centenário de São Paulo’, de Leo Pastro é um documentário sobre a exposição montada no Parque do Ibirapuera em 1954, por ocasião do 4º Centenário da cidade de São Paulo. O documentário mostra as principais indústrias da época, bem como seus ramos de atividade.

  • ‘Paulicéia Fantástica’ tem direção de João Batista de Andrade e roteiro do professor e pesquisador Jean-Claude Bernardet jornalista, professor, escritor, roteirista e ator. Realizado em 1970, é um documentário sobre o cinema paulista nas décadas de 1910, 1920 e 1930.

    PROGRAMAÇÃO:

    Dias 15, 16, 17 de janeiro – (quinta-feira a sábado), às 20h30
    Anjos da noite, de Wilson Barros (SP, 110min, cor, 35mm, 1987)
    Elenco: Zezé Motta, Antônio Fagundes, Marília Pera, Marco Nanini, Aida Lerner, Chiquinho Brandão
    Ensaio, com uso de paródias e citações cinematográficas, focalizando diversos personagens que se cruzam na noite paulistana à procura de amor e aventura.

    Dias 22, 23 e 25 de janeiro – (quinta-feira, sexta-feira e domingo), às 20h30

    Cidade Oculta, de Chico Botelho (SP, 75min, cor, 35mm, 1986)
    Filme policial com momentos de show musical, calcado em elementos retirados do imaginário cinematográfico e das histórias em quadrinho, o filme enreda o espectador nas aventuras de anjo e Shirley Sombra.

    Dias 29, 30, 31 de janeiro e 1º de fevereiro – (quinta-feira a domingo), às 20h30

    Exposição do IV Centenário de São Paulo, de Leo Pastro (SP, 26 min, PB, 16mm, 1954)
    Documentário sobre a exposição montada no Parque do Ibirapuera em 1954, por ocasião do IV Centenário da cidade de São Paulo. A Exposição mostra as principais indústrias da época, bem como seus ramos de atividade.

    Paulicéia fantástica, de João Batista de Andrade (SP, 55 min, PB, 35mm, 1970)
    Documentário sobre o cinema paulista nas décadas de 10, 20 e 30. Faz parte de uma trilogia sobre o cinema (‘Eterna Esperança’ – década de 30 e 40, ‘ Cia Cinematográfica Vera Cruz’, 1949 a 1954).

    SESSÃO PIRUETA
    Férias no Museu da Imagem e do Som

    No mês de janeiro, a Sessão Pirueta presta homenagem aos 450 anos da cidade de São Paulo. Promovida pelo Museu da Imagem e do Som, a Sessão Pirueta é espaço permanente de exibição de filmes com temáticas infantis, acompanhada de distribuição de pipocas. Para janeiro selecionou curtas-metragens que fazem parte de seu acervo realizados entre 1981 e 1996 e ainda promove, após as sessões, oficinas de pintura, com prêmio para a melhor pintura do mês.

    Reformulando a Criação – Tomada 2, de Adriana Allegro e Júlio Munhoz; Tzubra Tzuma e Squich!, de Flávio Del Carlo; Antes do Galo Cantar, de Bruno de André; The Masp Movie, de Hamilton Zini Jr.; A origem dos bebês segundo Kiki Cavalcanti, de Anna Muylaert; Epopéia, Michel Ruman; Dov´e Meneghetti?, de Beto Brant e A Garota das Telas de Cao Hamburger são curtas premiados pelo prêmio estímulo, o mais tradicional concurso voltado para a revelação de novos talentos cinematográficos no país. Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo desde 1968, foi o responsável pela formação de várias gerações de realizadores, produtores e técnicos paulistas.

    O público também terá a oportunidade de assistir o curta-metragem Meow, dirigido por Marcos Magalhães, um dos principais diretores de animação do Brasil e também diretor do Anima Mundi – Festival Internacional de Animação do Brasil. Meow recebeu prêmios de Melhor Filme – Júri Popular no Festival de Brasília 1981, Melhor Roteiro no Festival de Brasília 1981 e Prêmio Especial do Júri no Festival Internacional de Cannes em 1982

    Pedalar uma produção da Eca/SP, dirigido por Andréa Seligmann
    Aos sábados, o restaurante NOMIS tem um cardápio especial para acompanhar as sessões infanto-juvenis de cinema, com muita pipoca, cachorro quente, hambúrguer, doces, nuggets e batata frita.

    PROGRAMAÇÃO

    17 de janeiro – (43 minutos)

    Meow (8 min, cor, animação, 35mm, 1981)
    Marcos Magalhães
    Um gato esfomeado fica sem leite e é convencido a tomar certo refrigerante. Será ele mais uma vítima da globalização? Terá ele salvação?
    Prêmios de Melhor Filme – Júri Popular no Festival de Brasília 1981, Melhor Roteiro no Festival de Brasília 1981 e Prêmio Especial do Júri no Festival Internacional de Cannes em 1982

    Reformulando a Criação – Tomada 2 (7 min, cor, animação, 35mm, 1996)
    Adriana Allegro e Júlio Munhoz
    Roteiro: Adriana Allegro
    Elenco: Júlio Munhoz, Bia Lucca, Fernando Meira
    A vida passa e o museu continua com o seu valor cultural. Essa animação mostra um romance que acontece logo que o museu se fecha, com a faxineira e as obras existentes no mesmo. As obras tomam forma e vida, mostrando assim um valor significante.
    Premiado pelo Prêmio Estímulo em 1994

    Tzubra Tzuma (13 min, cor, animação, 35mm, 1982)
    Flávio Del Carlo
    Roteiro: Flávio Del Carlo
    Elenco: Flavio de Souza
    Desenho animado de ficção científica que tenta refletir sobre o destino da humanidade. Um alerta contra a corrida armamentista e a lógica do suicídio coletivo. Narra a viagem de um casal de astronautas numa nave – pássaro que cruza corpos celestes simbólicos- que é sugada por um buraco negro, saindo do outro lado do universo e pousando no planeta Bitinique.
    Premiado pelo Prêmio Estímulo em 1981

    Squich! (15 min, cor, ficção, 35mm, 1992)
    Flavio Del Carlo
    Roteiro: Flávio Del Carlo
    Elenco: Flavio de Souza, Iara Jamra
    Com animações e cenas ao vivo, o crescente delírio de um publicitário neurótico e insatisfeito com a vida transforma-se num pesadelo alucinante.
    Premiado pelo Prêmio Estímulo em 1987

    24 de janeiro – (47 minutos)

    Pedalar (12 min, cor, ficção, 16mm)
    Andréa Seligmann
    Roteiro: Ruben Rewald
    Elenco: Edith Siqueira, Né Simões, Júlia Ianina
    Mostra os perigos e aventuras, o passeio de bicicleta de uma menina pela cidade de São Paulo, que deveria ter ficado em casa cuidando de seu avo, no dia em que sua mãe saiu.

    Antes do Galo Cantar (13 min, cor, animação/ficção, 35mm, 1986)
    Bruno de André
    Roteiro: Bruno de André
    Elenco: Inácio Zatz, Andréa Tonacci, Mario Sergio Cortella
    Durante o dia os personagens pixados nos muros de São Paulo colorem o cinzento da cidade. À noite, quando ninguém está olhando, eles criam vida e têm uma série de aventuras de muro em muro, até que o sol nasça e o galo cante.
    Premiado pelo Prêmio Estímulo em 1984

    The Masp Movie – O filme do MASP (9 min, cor, animação, 35mm, 1986)
    Hamilton Zini Jr.
    Roteiro: Hamilton Zini Jr., Salvador Messina, Sylvio Pinheiro
    O prédio do MASP, enfurecido com a visita de um grupo de turistas, sai de sua base na Avenida Paulista para um aterrorizante passeio pelas ruas da cidade.
    Premiado pelo Prêmio Estímulo em 1984

    A origem dos bebês segundo Kiki Cavalcanti (13 min, cor, ficção, 35mm, 1995)
    Anna Muylaert
    Roteiro: Anna Muylaert, Marco Aurélio Del Fiol
    Elenco: Marisa Orth, André Abujamra, Etty Fraser
    Comédia de costumes sobre a vida amorosa de um casal não muito amoroso, pela ótica infantil de sua filha de seis anos, Kiki Cavalcanti.
    Premiado pelo Prêmio Estímulo em 1994

    31 de janeiro – (42 minutos)

    Epopéia (16 min, cor, ficção, 35mm, 1991)
    Michel Ruman
    Roteiro: Michel Ruman
    Elenco: Eliana Fonseca, Roberto Arduim, Elias Andreatto
    Três garotos resolvem se livrar dos adultos e transformar a sua casa numa imensa brincadeira. A aventura fica perigosa quando o cachorro se transforma num monstro e os persegue pela casa.
    Premiado pelo Prêmio Estímulo em 1989

    Dov´e Meneghetti? (11 min, cor, ficção, 35mm, 1989)
    Beto Brant
    Roteiro: Beto Brant, Matteo Brenta
    Elenco: Luiz Ramalho, Toni Lopes, Eliana Fonseca, Rosi Campos, Lígia Cortez, Mário César Ribeiro
    Comédia inspirada nos quadrinhos de Luiz Ge. Uma fuga rocambolesca do célebre ladrão anarquista que apavorou os paulistanos abastados na década de 20.
    Premiado pelo Prêmio Estímulo em 1987

    A Garota das Telas (15 min, cor, animação, 35mm, 1988)
    Cao Hamburger
    Roteiro: Cao Hamburger, Maurício Zelada, Fernando Salem
    Para perseguir a mulher dos sonhos, existem amantes capazes de mergulhar numa viagem estranha através de todos os gêneros e estilos que o cinema inventou para representar a maior de todas as artes – a arte da paixão.
    Premiado pelo Prêmio Estímulo em 1986