Cinema: MIS apresenta hoje longa-metragem ‘A Hora da Estrela’

Estão sendo exibidos nesta semana títulos nacionais que abordam a situação da mulher no Brasil

sex, 12/03/2004 - 9h38 | Do Portal do Governo

O Museu de Imagem e do Som (MIS) tem programação especial gratuita voltada à mulher nesta semana. A partir de seu acervo cinematográfico, o MIS (Avenida Europa, 158) apresenta uma seleção de títulos nacionais que abordam a situação da mulher no Brasil de diferentes maneiras. Com personagens fortes como Janete, Paula, Leila e Iracema os filmes trazem na direção cineastas renomados como Ana Carolina, Chico Botelho e Suzana Amaral entre outros.

  • Nesta sexta-feira, dia 12, está previsto o longa-metragem A Hora da Estrela, baseado no romance de Clarice Lispector, foi o filme de estréia da diretora Suzana Amaral. Trazendo em seu elenco nomes como: Marcélia Cartaxo (prêmio de melhor atriz no Festival de Berlim em 1986), José Dumont, Tamara Taxman, Fernanda Montenegro, Denoy de Oliveira e Sônia Guedes.
  • No sábado, dia 13, a mostra apresenta uma seleção de curtas-metragens, um dos pontos fortes do acervo do MIS, com diretoras como Sandra Kogut e Laís Bodansky, que mostram em seus trabalhos de curta duração as marcas de seu talento.

    Dentro desta seleção serão exibidos os filmes Nayara, a Mulher Gorila, de Marta Nassar; Mulher Fatal Encontra o Homem Ideal, de Carla Camurati; A Mulher do Atirador de Facas, de Nilson Villas Boas; Balzaquianas, de Eliana Bandeira e Marilia de Andrade; Cartão Vermelho, de Laís Bodanski; Lá e Cá, de Sandra Kogut; Amor Materno, de Fernando Bonassi e Ruído de Passos, de Denise Gonçalves.

    O encerramento será no domingo, dia 14, quando será apresentado Sonho De Valsa, da cineasta Ana Carolina. Com um elenco composto por Xuxa Lopes, Arduino Colassanti, Daniel Dantas, Ney Matogrosso, Ricardo Petraglia, Carlos Gregório, este é o último (1987) de uma trilogia sobre a alma feminina, composta por Mar de Rosas (1979) e das Tripas Coração (1982).

    Mulheres em Cena ocorre de 10 a 12 de março, às 20h30 e nos dias 13 e 14 de março, às 18h30 e 20h30. A entrada é franca, com retirada de senhas com uma hora de antecedência. Mais informações pelo telefone (11) 3062.9197. O MIS funciona de terça a sexta-feira, das 14 às 22 horas e aos sábados e domingos, das 11 às 20 horas.

    Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

    (AM)