Cinema: Memorial da América Latina promove mostra ‘Chaplin para sempre’

Nesta sexta-feira, serão exibidos 'Carlitos, o Inesquecível' e 'O Rei do Riso'

sex, 08/02/2002 - 11h46 | Do Portal do Governo

O Memorial da América Latina, vinculado à Secretaria Estadual da Cultura, está promovendo, até o dia 28, a mostra de vídeo ‘Chaplin para sempre’. Nexta sexta-feira serão exibidos os filmes ‘Carlitos, o Inesquecível’ e a coletânea ‘O Rei do Riso’.

‘Carlitos, o Inesquecível’ (Tillie’s Punctured Romance) tem direção de Mack Sennett e foi realizado em 1914. Nesta comédia, Chaplin interpreta o papel de um escroque que rapta a filha de um fazendeiro com intenção de ganhar dinheiro. Segundo o historiador Theodore Huff, este é o primeiro filme longo americano, anterior mesmo a ‘Nascimento de Uma Nação’, de D. W. Griffith. Carlitos aparece sem os trajes habituais.

‘O Rei do Riso’ reúne quatro curtas-metragens realizados entre 1914 e 1915:
– O Campeão. Para ganhar dinheiro, Carlitos luta contra um enorme boxeador, enquanto namora a filha do empresário;
– O Vagabundo. Carlitos salva a filha de um fazendeiro das mãos de bandidos, é contratado pelo pai, mas abandona a fazenda quando percebe que a moça tem noivo;
– Carlitos Farrista. Carlitos, de smoking, encontra um ricaço, e bêbados, procuram escapar das esposas;
– Carlitos Impostor. Carlitos faz-se passar por um nobre, pretendente à mão da filha de um milionário, mas é descoberto.

Os cinéfilos podem conferir os filmes de um dos mais populares e queridos comediantes de todos os tempos em três sessões (10, 12 e 15 horas).

Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda – São Paulo-SP
Horário: sessões às 10, 12 e 15 horas
Entrada franca