Cinema: Em sua 11ª edição Festival do Minuto investiga a mínima diferença

Evento selecionou 49 produções para a competição 2004

seg, 29/11/2004 - 21h29 | Do Portal do Governo

Comemorando sua décima primeira edição, o Festival Mundial do Minuto exibe, a partir de 6 de dezembro, os trabalhos selecionados para sua mostra competitiva. Os trabalhos têm por tema ‘mínima diferença’, ou tema livre.

O 11º Festival Mundial do Minuto selecionou 49 trabalhos, escolhidos entre as 905 inscrições recebidas. Participam da programação obras provenientes das edições regionais que o evento promoveu em Brasília, São Paulo e Curitiba – desta última, foram incluídos oito produções na seleção final.

Os trabalhos têm no mínimo um frame e no máximo 60 segundos. Os realizadores puderam enviar obras realizadas em qualquer tipo de equipamento que produza imagens em movimento: câmeras de vídeo, câmeras de foto digital (seqüências de fotos) ou até mesmo animações em formato Flash feitas no computador. Para efeito de inscrição, os trabalhos poderão ser entregues em fita de vídeo vhs ou mini-dv, ou ainda em cd (para aqueles realizados em formato Flash).

A cerimônia de abertura está agendada para o dia 6 de dezembro (segunda-feira), às 21h00 no Cinesesc (Rua Augusta 2075, Cerqueira César, São Paulo, entrada franca). Em São Paulo, as projeções acontecem no Museu da Imagem e do Som (Av Europa 158, Jardins, São Paulo, entrada franca), na Videoteca da PUC, Universidade Mackenzie, casas de cultura municipal, bibliotecas públicas, todas as unidades do CEU e na Rede Sesc.

No total, são 78 pontos de exibição distribuídos em seis estados brasileiros.

O Festival Mundial do Minuto 2004 propõe uma ampla discussão e reflexão dando liberdade ao realizador para optar por uma investigação focada num tema sem restrições, ou seja, absolutamente livre ou então escolher trabalhar a idéia da mínima diferença, provocando as pessoas a problematizar a identidade, ou identidades.

As três melhores produções são premiadas com troféu, um curso no DRC (empresa especializada em computação gráfica e vídeo digital) e com o programa Flash, da Macromedia.

Os vencedores são anunciados no sábado, 11 de dezembro, às 19h, no Museu
da Imagem e do Som (Av Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo, entrada
franca).

Assessoria de Imprensa do Museu da Imagem e do Som
C.A.