Cinema: Conselho Paulista de Cinema é instalado em São Paulo

idéia é elaborar um diagnóstico do setor e instituir um bureau que reúna todas as informações necessárias para uma produção

qua, 12/11/2003 - 19h48 | Do Portal do Governo

Instalado em cerimônia que contou com a presença de lideranças do setor, Conselho Paulista de Cinema é integrado pelos Secretários Estaduais de Cultura, Educação e Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo

Em cerimônia realizada nesta terça-feira, dia 11, às 15 horas, na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, foi instalado o Conselho Paulista de Cinema, que terá sua primeira reunião no dia 27 de novembro. Os Secretários Claudia Costin, Gabriel Chalita e João Carlos Meirelles são os representantes do Governo paulista no Conselho.

O novo órgão, que visa criar possibilidades para a concretização de uma indústria paulista de cinema e sua sustentação, vai tratar de gestão, fomento à produção, e recuperação das salas de cinema no interior, entre outros temas. A idéia é elaborar um diagnóstico do setor e instituir um bureau que reúna todas as informações necessárias para uma produção. Formação e reciclagem de mão-de-obra para acompanhar as novas tecnologias é outra preocupação, compartilhada com a USP. Entre os projetos ambiciosos estão a criação de uma política de difusão do cinema no exterior e a elaboração de uma Lei de Cinema.

Para o cineasta Toni Venturi, a importância da iniciativa reside no fato de ser esta ser a primeira vez que três secretarias de estado se reúnem para formular um projeto de desenvolvimento para o cinema paulista. Ele acredita que o Conselho dissolva os gargalos que impedem o cinema paulista de se estabilizar no mercado como um negócio.

A Secretária de Cultura, Claudia Costin, disse que o Conselho servirá para detectar novas fórmulas de trabalho, ao identificar o que já está superado e não funciona mais. Como exemplo, citou as grandes salas de cinema do interior. “Talvez este modelo esteja superado e exija um novo desenho”, disse, ressaltando a longa caminhada dos três secretários e de representantes do setor para chegar à instalação do órgão.

O Secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles, falou do empenho que o Governo do Estado está disposto a fazer para que o cinema avance como fator cultural, social e econômico: “Temos de transformar o cinema paulista em uma indústria geradora de trabalho e renda, e com o selo de qualidade de São Paulo”.

Nomes como Amir Labaki, diretor do MIS; Maria Dora Mourão, professora de Escola de Cinema da USP; Assumpção Hernandes, Toni Venturi, Jefferson De, Fabiano Gullane, Guilherme de Almeida Prado, Paulo Boccato, Pedro Lazarini, Alan Fresnot, cineastas, Rodolfo Vanni, cineasta e produtores de peso no cinema paulista, estiveram presentes à instalação do Conselho.