Ciências: Jovens estudantes representam o país em evento nos Estados Unidos

Feira reune pré-universitários de mais de 40 países

ter, 18/03/2003 - 17h55 | Do Portal do Governo

Seis projetos de estudantes do ensino médio, sendo quatro individuais e dois em grupo, estarão representando o Brasil na International Science&Engineering Fair, que acontecerá de 11 a 17 de maio em Cleveland, Estados Unidos, reunindo pré-universitários de mais de 40 países. Eles foram selecionados entre os 93 finalistas que participaram da 1ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

A feira brasileira, realizada de 12 a 14 de março no prédio de Administração da Poli, reuniu trabalhos de estudantes de todo o país. Os projetos foram submetidos a um rigoroso critério de avaliação que considerou, entre outras coisas, a criatividade, a inovação e a profundidade da pesquisa, o conhecimento científico e a clareza de apresentação.

‘Ficamos satisfeitos com a penetração nacional que a feira alcançou’, diz Roseli de Deus Lopes, professora do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli-USP e coordenadora-geral da Febrace. Além da participação na feira, os estudantes puderam conhecer várias unidades da USP e ver de perto como é a vida acadêmica. ‘Conseguimos integrar os estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico às experiências na universidade, ajudando a prepará-los para mergulhar ainda mais no desenvolvimento dos estudos científicos.’

Os projetos apresentados revelaram um grande potencial de criatividade dos alunos. Entre os que mais chamaram a atenção dos visitantes estavam um robô-peixe, uma maquete de usina de reciclagem de lixo doméstico, uma máquina de lavar com motor acionado por uma bicicleta, uma calçada em braile para orientar deficientes visuais e um carro que só funciona se o motorista passar pelo teste do bafômetro (o aparelho fica acoplado no painel do próprio veículo.

Além da criatividade e originalidade dos trabalhos, os estudantes tiveram de mostrar desenvoltura para captar recursos para a viabilizar a realização dos trabalhos e a viagem até São Paulo para apresentá-los no feira.

Os trabalhos que vão representar o Brasil na feira internacional, nos Estados Unidos, são:

– ‘Sisdoctor’, de Daniel Führ, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo (RS);

– ‘A Caixa Genética’, de Tamíris Pereira da Costa Neves, da Escola Estadual Pedro José Neto, de Araraquara (SP);

– ‘Orientador para Deficientes Visuais’, de Pablo Tinoco da Silva, do Colégio de Aplicação Emmanuel Leontsinis, do Rio de Janeiro (RJ)

– ‘Algumas propagandas de cerveja veiculadas no meio televisivo analisando a questão ética’, de Luis Fernado Prudente Silva, da EMEF Prof. José Ferraz de Campos, de São Paulo (SP)

‘CEREC – Centro Específico de Reciclagem e Educação Comunitária’, de Wellington, Denys e Nickson Cezar Cabral, do Colégio Estadual Jardim Europa, de Goiânia (GO);

‘Robô-Peixe’, de Francisco Selles de Almeida Junior e Nei Alcântara Junio; da Escola Técnica de Eletrônica, de Ipaussu (SP).

A lista completa dos premiados da Febrace está em www.lsi.usp.br/febrace/premiacoes.htm

Paulo Guilherme –