Ciência: Unicamp e empresa desenvolvem processo que torna caixas de câmbio mais resistentes

Processo de nitretação a plasma em forno a vácuo é experimentado pela primeira vez no mundo

qua, 11/09/2002 - 17h05 | Do Portal do Governo

Uma avançada técnica de tratamento de superfícies metálicas está sendo desenvolvida por uma equipe de pesquisadores do Instituto de Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em parceria com a empresa Eaton, da cidade de Valinhos. O foco da pesquisa é tornar mais resistentes os componentes da transmissão de veículos automotores, popularmente conhecida como caixa de câmbio.

O processo, chamado de nitretação a plasma em forno a vácuo, é experimentado pela primeira vez no mundo nesse tipo de componente e vai permitir que a superfície das peças fique mais dura, menos sujeita à corrosão e ao efeito do atrito, proporcionando ganhos de rendimento e durabilidade.

A implantação do processo é financiada pela Fapesp por meio do Programa Parceria para Inovação Tecnológica (PITE). No valor de quase R$ 2 milhões, o projeto tem a participação em 56% da divisão brasileira da empresa Eaton Corporation, líder mundial na fabricação de caixas de transmissões. Parte dos recursos foram utilizados para a construção do Laboratório de Implantação Iônica e Tratamento de Superfícies (Liits), inaugurado em agosto, na Unicamp. Toda a aparelhagem – forno com câmara a vácuo, painel de controle de temperatura, fonte de tensão para geração do plasma e
estoque de gases – foi projetada pelos pesquisadores e construídos no país.

O laboratório é uma planta de pesquisa e desenvolvimento com alto nível de sofisticação e conta com avançadas técnicas de análise e caracterização.

Confira a matéria completa na Revista Pesquisa Fapesp