Ciência: Pesquisas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas explicam alterações

Confira este e outros destaques da edição on-line da Revista Pesquisa Fapesp

qui, 10/01/2002 - 11h04 | Do Portal do Governo


A edição 71 da Revista Pesquisa Fapesp traz como matéria de capa as pesquisas realizadas pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, que explicam as causas das alterações climáticas que ocorreram no Estado de São Paulo nas últimas quatro décadas, com dias de verão cada vez mais quentes e os de inverno, mais secos.

Ao contrário do que se poderia imaginar, os efeitos da urbanização, sobretudo a impermeabilização do solo e o excesso de veículos, não são os principais responsáveis pela mudança: respondem por cerca de 30% nas alterações, enquanto os 70% cabem às forças naturais, principalmente ao aquecimento do Oceano Atlântico nesse período. A pesquisa também revela que a poluição da Região Metropolitana de São Paulo pode chegar a cidades situadas a até 100 quilômetros da capital, ainda que em concentrações menores do que nas imediações das avenidas ou bairros industriais onde é produzida.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) é uma instituição vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Veja também:

Genômica

Engenharia genética contra a Xylella
Pesquisas definem novas estratégias de combate à praga dos laranjais

Infra-Estrutura

Rede ampliada
CNPq investe R$ 3 milhões na implementação de núcleos de bioinformática

Engenharia

Eficientes, limpas e econômicas
Tecnologias recentes promovem a reciclagem, diminuem os resíduos industriais e não poluem o ambiente