Ciência: Pesquisa da Unesp estuda satélite de anel de Saturno

Trabalho é realizado pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia da Unesp

seg, 10/01/2005 - 21h01 | Do Portal do Governo

Descobrir o destino dos anéis de Saturno é um dos objetivos das pesquisas da física Silvia Giuliatti Winter, docente do Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia (FE) da UNESP, campus de Guaratinguetá e membro do Grupo de Dinâmica Orbital e Planetologia da UNESP.

Silvia desenvolveu, em 2000, um trabalho em colaboração com Carl Murray, da Universidade de Londres, e Mitchel Gordon, da United States Geological Survey, sobre a influência do satélite Prometeu na estrutura do anel F de Saturno. A pesquisa foi realizada por meio de simulações numéricas e o artigo publicado na revista Planetary and Space Science, no mesmo ano.

Segundo a pesquisa, se o satélite Prometeu se aproximasse o máximo possível do anel F, o mais externo de Saturno, ele seria capaz de perturbar a estrutura do anel, ‘puxando’ as partículas que a compõe em direção ao planeta, portanto na direção contrária ao anel. “Esse processo modifica o caminho do anel, podendo causar até mesmo o seu desaparecimento”, diz a docente.

Recentemente, o estudo foi confirmado. A sonda Cassini, projetada pela agência espacial norte-americana Nasa, está na órbita do planeta Saturno e mostra que o satélite Prometeu está suficientemente próximo do anel F a ponto de perturbá-lo. Apesar da ação de Prometeu, ele persiste.

Descoberto pelo pesquisador S. Collins, em 1980, a partir de fotos da Voyager, Prometeu é o terceiro dos satélites conhecidos de Saturno, o mais interior ao anel F.

Os dois primeiros são Pan e Atlas. Na mitologia grega, Prometeu foi um Titã que roubou o fogo do Olimpo e o ofertou à humanidade, sendo por isso duramente castigado por Zeus. A palavra “prometeu”, em grego, significa “previdência”.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UNESP
C.A.