Ciência: IPT anuncia hoje mostra de tecnologia paulista para os americanos

Trabalho foi desenvolvido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e Instituto de Pesquisas Tecnológicas

qui, 20/02/2003 - 12h03 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) anunciam nesta quinta-feira, dia 20, a realização do ‘I Brazil Technology Day (BT Day)’, que irá ocorrer no dia 25 em Washington, nos Estados Unidos.

A cerimônia de lançamento será às 14 horas na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Participam o secretário da pasta João Carlos de Souza Meirelles, o diretor-superintendente do IPT Guilherme Ary Plonski, o presidente da Fiesp Horácio Lafer Piva, pesquisadores de universidades públicas do Estado e empresários.

As autoridades irão mostrar aos empresários paulistas a importância do evento de Washington como canal de diálogo para novos negócios entre indústrias brasileiras e norte-americanas. O BT Day deverá promover cooperação entre instituições de pesquisa dos dois países, expor atividades tecnológicas do Brasil para formadores de opinião e comunidade científica e, ainda, propiciar aumento no fluxo de bens e serviços, com base no conhecimento técnico, entre ambas as nações.

A SCTDET escolheu a Fiesp por ser a forma adequada de integrar o sistema de ciência e tecnologia do Estado com o setor privado.

‘Inovação é a força propulsora rumo à competitividade, por isso promovemos a transferência de conhecimento e projetos de cooperação para impulsionar a cadeia produtiva’, explica o secretário Meirelles.

22 projetos nos EUA

O BTDay, também promovido pela Embaixada do Brasil na capital norte-americana, ocupará espaço cedido pelo National Institute of Standards and Technology (NIST). Haverá apresentação de 22 projetos desenvolvidos pela USP, Unesp, Unicamp, IPT e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen). Um deles é sobre geradores de célula a combustível com hidrogênio, gás limpo que não gera poluentes, desenvolvido pelo IPT.

O evento servirá como protótipo para um outro, sem data definida, que deverá abranger todas as instituições brasileiras de ciência e tecnologia, sob a responsabilidade do ministério do setor.

Projetos que serão apresentados no BT Day

· Manutenção e integração de sistemas de bioinformática
· Produção de plásticos biodegradáveis
· Medição de vazão
· Materiais de referência em química
· Microencapsulação para produtos de saúde
· Controle biológico de pragas
· Plasma térmico no tratamento de solos e resíduos
· Fibras ópticas especiais para amplificadores
· Fadiga de trens de pouso em aviões
· Desenvolvimento de cilindros
· Polipropileno com alta resistência do fundido
· Autenticação digital
· Pesquisa em óptica e fotônica
· Transformação da biomassa em energia
· Célula de combustível
· Reconhecimento de impressão digital
· Novos produtos e processos para tratar diabetes
· Produção de radiofármacos
· Uso de polímeros para fármacos
· Propriedade intelectual em genomia aplicada e agricultura
· Aços elétricos
· Tanque de provas numérico

Da Agência Imprensa Oficial
e Assessoria de Imprensa do IPT

V.C.