Ciência: Instituto Butantan inicia modernização e ampliação do Museu Biológico

Novas instalações devem ficar prontas em janeiro de 2005

seg, 25/10/2004 - 9h04 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan inicia nesta segunda-feira, 25 de outubro, o projeto de reforma e ampliação de seu Museu de Biologia. O objetivo é permitir a acomodação de outras espécies expostas ao público.

Com recursos de R$ 175 mil, a reforma do museu está prevista para terminar em janeiro de 2005. Até lá, o local estará fechado para visitação do público.

Também está programada a reforma da Casa do Horto, onde passará a funcionar o ‘Centro de Educação Ambiental’. Será um espaço aberto exclusivamente para grupos acompanhados de monitores do museu, em meio a uma trilha, e terá o intuito de permitir aos visitantes o desenvolvimento de maior consciência ambiental.

Núcleo de Educação Ambiental – Horto Oswaldo Cruz

O Horto Oswaldo Cruz, de plantas medicinais, foi implantado em 1917 em area pertencente ao Instituto Butantan, vinculada inicialmente ao
Instituto de Medicamentos Oficiais. Em 20 de fevereiro de 1918 foi
oficialmente incorporado ao Butantan, ligando-se à Seção de Botânica.

A seção tinha por finalidade enriquecer o patrimônio terapêutico com
pesquisas botânicas sobre os princípios ativos das plantas, orientando o público sobre cura de doenças a partir de produtos fitoterápicos.

Em 1922, toda Seção de Botânica foi desligada do Instituto Butantan e transferida para o Museu Paulista, dando origem ao Instituto de
Botânica. A partir de janeiro, o Horto Oswaldo Cruz abrigará o Núcleo de Educação Ambiental, que será um espaço anexo ao museu e vinculado às atividades educacionais do Museu Biológico.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(LRK)