Ciência: Instituto Biológico inaugura museu na capital

Espaço divulga conhecimento acumulado em quase um século de atuação do Instituto

seg, 08/11/2004 - 9h35 | Do Portal do Governo

Será inaugurado, nesta segunda-feira, dia 8, na capital, o Museu do Instituto Biológico. O Museu reúne de forma lúdica e didática coleção de práticas e doenças da agricultura e da pecuária, com exposições curiosas como a de um silo com a disposição correta dos grãos e das pragas possíveis, mostra por dentro a vida em um formigueiro, há salas de interatividade com microscópios para as crianças, onde a vida animal e vegetal poderá ser observada. Os materiais são todos feitos em fibra de vidro, tudo sob supervisão dos pesquisadores do Instituto Biológico. O Museu, instalado num casarão construído na década de 40 como residência de antigos diretores, passou por restauração e adaptação.

Os pesquisadores do próprio Instituto tiveram a idéia, devido às constantes consultas que os seus arquivos eram submetidos por estudantes, professores de outras instituições e curiosos. “Resolvemos, então criar um espaço único, onde o conhecimento e coleções angariadas em quase um século de atuação de nosso Instituto pudesse ser apresentado de forma interativa, principalmente para as crianças”, afirma a diretora do Museu, Márcia Rebouças. Numa segunda fase, o Museu será ampliado com outras áreas de interatividade, inclusive no seu próprio jardim.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, o espaço vai mostrar também a importância que as pesquisas agrícolas na área de sanidade animal e vegetal têm para o Estado de São Paulo. “As pessoas da cidade, muitas vezes, não estão consciente da interferência do trabalho de um laboratório de sanidade animal e vegetal na sua saúde ou do desenvolvimento de uma nova variedade de feijão na sua alimentação. A agricultura e pecuária não é feita somente de sucessivos recordes de produção, é também fruto de pesquisas de décadas para que alcançarmos níveis de excelência. O Instituto Biológico é uma exemplo deste trabalho”, explica. Para ele, o ineditismo do Museu servirá como vitrine para o trabalho da própria Secretaria de Agricultura.

O Museu funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. As visitas serão monitoradas e deverão ser previamente agendadas, por telefone: (11) 5087-1703 ou (11) 5572-9933, ou por e-mail: mibio@biologico.sp.gov.br.

Data: Segunda-feira, 8 de novembro de 2004
Horário: 14 horas
Local: Instituto Biológico – Rua Amâncio de Carvalho, 546 – Vila Mariana – São Paulo/SP

Da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento

(LRK)