Ciência: Exposição comemora 20 anos do projeto USP na Antártida

Painéis fotográficos, vídeos, pôsteres e maquete do navio oceanográfico compõem a mostra

seg, 16/12/2002 - 9h55 | Do Portal do Governo

Há exatos vinte anos, o navio oceanográfico professor Wladimir Besnard partia do porto de Santos para seu maior desafio como embarcação: enfrentar os ventos e correntes do Cabo Horn e passar pelas ondas gigantescas e pelo mau tempo do Estreito de Drake. O objetivo: pesquisar e criar uma base científica da Universidade de São Paulo (USP) no continente antártico.

Para comemorar a data, o Instituto Oceanográfico organiza a mostra 20 Anos de Pesquisas Antárticas da USP. São 82 painéis fotográficos, vídeos, publicações sobre a região, pôsteres e uma maquete do navio professor Wladimir Besnard. O material inclui o Centro de Estudos Comandante Ferraz e a primeira participação brasileira no Biomass.

Esse programa desenvolve pesquisa internacional sobre o crustáceo krill, principal alimento da cadeia alimentar do território gelado. Semelhante a um camarão, mede cerca de três centímetros e tem recebido crescente atenção como fonte de alimento.

Visitação

A exposição tem entrada franca e começa na próxima terça-feira, dia 17, no saguão principal do Instituto Oceanográfico, na capital. Estará fechada nas semanas do Natal e do Ano Novo, reabrirá em 6 de janeiro, encerrando-se no final de fevereiro.

O Instituto Oceanográfico

O Instituto Oceanográfico foi fundado em 1946 como Instituto Paulista de Oceanografia e rebatizado, em 1951, quando foi incorporado à USP. Na época de sua fundação, os objetivos de seus idealizadores apontavam para a necessidade de uma instituição que fornecesse bases científicas à pesca e, numa concepção mais ampla, à exploração de todos os recursos disponíveis ao longo do litoral brasileiro.

Um dos maiores desafios do Instituto é avaliar o problema mundial do impacto das atividades humanas sobre os ecossistemas costeiros. Sua função educacional desenvolve-se principalmente em nível de pós-graduação, tendo sido iniciada em 1964 com a introdução do Curso de Mestrado em Oceanografia.

Serviço:
Instituto Oceanográfico da USP – www.io.usp.br
Saguão Principal
Praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária – Capital
Visitas: segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas
Correio eletrônico – io@edu.usp.br
Tel. (11) 3091-6500

Da Agência USP
e Imprensa Oficial do Estado