Ciência: Empresa vinculada à Unicamp cria software de identificação digital

Ferramenta pode ser utilizada para cadastrar banco de dados de policiais e também no controle de entrada e saída de funcionários

qua, 28/01/2004 - 10h53 | Do Portal do Governo

A Griaule, empresa que faz parte da Incubadora de Base Tecnológica da Unicamp, desenvolveu software para identificação de impressões digitais. O produto se destina a auxiliar investigações policiais e de outros órgãos de segurança pública. O programa foi até certificado pelo Federal Bureau of Investigation (FBI), dos Estado Unidos, o que poderá abrir as portas para vendas no mercado internacional.

A ferramenta é capaz de identificar impressões digitais a partir de um banco de dados, como os mantidos pelas secretarias estaduais de Segurança Pública. Em Tocantins, o software é utilizado pela secretaria na confecção de cédulas de identidade. O banco de dados deste Estado tem, aproximadamente, 1 milhão de impressões digitais cadastradas.

O proprietário da Griaule, Iron Daher, conta que a Polícia Federal brasileira adquiriu tecnologia semelhante da França, com investimento de US$ 39 milhões para operar banco de dados de 5 milhões de pessoas cadastradas. Daher assegura que se a PF tivesse obtido o sistema brasileiro “teria economizado um bom dinheiro, sem perda de qualidade no resultado”.

Entrada e saída

Iron Daher acredita que o maior mercado para seu produto seja realmente o da segurança pública. Mas a tecnologia tem outras aplicações. Uma delas é o controle de acesso e ponto em empresas privadas ou repartições públicas.

Ele explica que atualmente os demais sistemas fazem apenas a verificação dos sinais. Quando a pessoa chega em seu trabalho, é obrigada a digitar uma senha antes de colocar o dedo indicador direito diante do sensor. Somente depois de dois procedimentos, o funcionário tem a entrada permitida e o ponto registrado.

“Nosso sistema dispensa senha”, assegura. Assim que a pessoa põe o dedo no coletor, explica, o equipamento identifica imediatamente a quem pertence aquela impressão digital e mostra no display o nome dela e o número de sua matrícula. Ao mesmo tempo, o sistema libera o acesso e marca o ponto. “O tempo gasto é três vezes menor, evitando filas nos horários de entrada e saída do trabalho.”

Da Assessoria de Imprensa da Unicamp

(LRK)