Ciência e Tecnologia: Um novo espaço para a divulgação científica

nd

qui, 25/07/2002 - 16h38 | Do Portal do Governo

USP e Secretaria da Ciência e Tecnologia assinam contrato para o desenvolvimento do Plano Básico do Parque de Ciência e Tecnologia no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga

Criar um ambiente cultural moderno na área de ciências com o objetivo de expandir a oferta de lazer na cidade de São Paulo. A proposta faz parte dos rumos para uso da área que deixou de ser ocupada pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP na Água Funda, após recente transferência de seus departamentos para a Cidade Universitária. A USP e a Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia Desenvolvimento Econômico assinaram contrato para o desenvolvimento do Plano Básico do Parque de Ciência e Tecnologia no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, no último dia 21 de junho, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes.

O novo parque voltado à ciência e à tecnologia ficará próximo à área ocupada pela extinta Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem), complexo Imigrantes, e terá fins educativos, de lazer e de preservação ambiental. ‘Com a mudança do IAG para a Cidade Universitária e a desativação da Febem Imigrantes, o governador do Estado, Geraldo Alckmin, solicitou à USP que desenvolvesse um projeto voltado para a transformação daquela área num centro de lazer, esporte e, sobretudo, cultura, buscando a sua integração com as atividades do Parque Zoológico, do Zôo Safari e do Jardim Botânico’, explica Adolpho José Melfi, reitor da USP.

Mais de 2 milhões de pessoas visitam anualmente o conjunto das instituições que formam o Parque do Estado. Melfi ressalta que o Parque de Ciência, cujo objetivo é proporcionar a difusão cultural da ciência e da tecnologia para professores e alunos do ensino básico e para o público em geral, deverá integrar as atividades em desenvolvimento pela Estação Ciência, localizada na Lapa, pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, e a Casa da Ciência do campus da USP em Ribeirão Preto. ‘Esses centros formarão uma rede destinada ao desenvolvimento dos programas de difusão cultural e de produção de material didático visando à ampliação de nosso programa de capacitação de professores de ensino médio’, afirma o reitor.

O projeto, já concluído, foi idealizado pela diretoria do IAG e elaborado por professores e alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, e busca integrar o modelo do sistema planetário com a característica natural do terreno, preservando e valorizando o patrimônio histórico e cultural da instituição. Alunos de escolas da região serão os primeiros convidados a conhecer o projeto de transformar o sistema solar num museu vivo. Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, r. Miguel Stéfano, 4.200, Água Funda.