Ciência e Tecnologia: secretário participa de Fórum Nacional em Brasília

nd

qui, 09/08/2001 - 18h13 | Do Portal do Governo

O Secretário da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Ruy Altenfelder, participou do Fórum Nacional de Secretários do Desenvolvimento, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, realizado nesta quarta-feira, em Brasília.

Durante o encontro foram abordados temas importantes, entre eles, ‘Crise Energética’, apresentado pelo Prof. Sérgio Bajay, Diretor do Departamento Nacional de Política Energética do Ministério de Minas e Energia; ‘A Estadualização do Programa Especial de Exportações’, relatado pelo Secretário Executivo da CAMEX, Roberto Gianetti da Fonseca, e ‘Consórcios de Exportação’, apresentado pela ex-ministra Dorothea Werneck, Diretora da APEX.

Durante o encontro, assistido por secretários de quase todos os Estados, Ruy Altenfelder propôs reunião extraordinária do Fórum, após a posse do novo Ministro do Desenvolvimento, Embaixador Sérgio Amaral. O objetivo da proposta é debater a Reforma Tributária, os programas de estímulo à exportação e a estadualização do Programa Especial de Exportações.

O secretário também manifestou a posição do governo do Estado de São Paulo, contrário ao fechamento do Canal de Pereira Barreto, o que comprometeria a navegabilidade da Hidrovia Tietê-Paraná, prejudicando usuários, investidores e a população em geral, no que foi acompanhado pelos demais secretários. Reafirmou a posição do Governo Paulista, contrário a guerra fiscal, e deixou consignado moção de congratulações ao Ministro Alcides Tápias pelo trabalho desenvolvido no Ministério.