Ciência e Tecnologia: Secretaria defende comércio bilateral entre Brasil e China

nd

qua, 03/04/2002 - 20h50 | Do Portal do Governo

O secretário da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Ruy Altenfelder, recebeu nesta terça-feira uma comitiva chinesa formada por empresários, entre eles, Wan Jifei, vice-presidente da China Council for the Promotion of International Trade.

Na oportunidade, Ruy Altenfelder destacou o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo em conjunto com fundações e autarquias, salientando os pólos de referência do Estado, como USP, UNESP, UNICAMP, CEETEPS, FAPESP, IPT e IPEN.

Falou ainda sobre a política de desenvolvimento econômico centrada no apoio às micro, pequenas e médias empresas e sobre o turismo que, através de um plano diretor bem desenvolvido, visa tornar o Estado de São Paulo um pólo receptivo para turistas locais e do exterior.

O secretário lembrou que Brasil e China são países em desenvolvimento, têm economias complementares em várias áreas e grande potencial de desenvolvimento na área da tecnologia, possibilitando parcerias capazes de beneficiar ambas as partes. ‘O comércio bilateral entre China e Brasil está muito abaixo do esperado, considerando-se o potencial que cada um desses países tem em relação ao outro.

Entretanto, com o recente ingresso da China na OMC, o Governo do Estado de São Paulo não tem dúvida de que este é o momento ideal para implementarmos parcerias estratégicas para desenvolvimento do comércio e parcerias tecnológicas entre os dois países’, acrescentou Ruy Altenfelder.

Ele destacou também que pelo menos 20 dos 635 municípios paulistas procuraram a Secretaria com o objetivo de criar uma comitiva para, em visita à China, estabelecer parcerias para novos negócios.