Ciência e Tecnologia: Ruy Altenfelder recebe comitiva chinesa

Crescimento do intercâmbio econômico entre Brasil e China foi pauta do encontro

ter, 16/04/2002 - 15h58 | Do Portal do Governo

Crescimento do intercâmbio econômico entre Brasil e China foi pauta do encontro

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Altenfelder, recebeu nesta segunda-feira, dia 15, uma comitiva da China, chefiada por Tian Chengping, membro do Governo da Província de Shanxi.

Segundo o secretário, o governo do Estado de São Paulo tem buscado priorizar as políticas econômicas, visando estimular o desenvolvimento das pequenas e médias empresas e, neste sentido, as parcerias com a China têm sido bem vistas.

Ruy Altenfelder salientou o aumento nas exportações brasileiras para a China nos últimos dois anos, o que influenciou fortemente a retomada do intercâmbio bilateral e o papel da China como fornecedor de produtos para o Brasil, que passou da 11ª posição, em 2000, para a 9ª, em 2001, o que tem reforçado ainda mais as expectativas positivas em relação ao potencial de aumento do fluxo entre os dois países.

Tian Chengping disse ao secretário que a China decidiu criar um centro comercial chamado União China-Brasil, com sede em São Paulo para, estrategicamente, dar prioridade de intercâmbio ao Estado. Este centro comercial terá papel bilateral, apresentando e trazendo empresas chinesas ao Brasil, ao mesmo tempo em que fará propaganda do Brasil na China e convidará empresas brasileiras para visitas ao país. Ruy Altenfelder salientou que o Estado de São Paulo estará disposto a apoiar a criação e incremento do centro União China-Brasil.