Ciência e Tecnologia: IPT promove bate-papo na internet sobre vários temas

nd

seg, 20/08/2001 - 11h06 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, promove nesta terça-feira, dia 21, um bate-papo, via internet, sobre qualidade na habitação.

A construção civil nacional enfreta desafios quanto à qualidade dos projetos, dos materiais e da execução das obras. A idéia é discutir como tecnologias adequadas a cada caso podem contribuir para maior racionalidade, economia e qualidade final dos projetos.

O debate começará às 11 horas, pelo site www.ipt.br, com o especialista do IPT: Ercio Thomaz. A duração será de aproximadamente 50 minutos. As sessões são abertas ao público.

Pesquisador do IPT, com mais de 20 anos de experiência, atuando nas áreas de habitação, sistemas construtivos e patologias das construções. Ercio Thomaz também é professor de Materiais de Construção (FACENS) e Técnicas Construtivas (FAAP). É integrante do Comitê de Materiais e S istemas Construtivos do Programa QUALIHAB e membro do Conselho de Administração da revista Téchne.

Tema: Qualidade na Habitação
Data: Terça-feira, dia 21 de agosto de 2001
Horário: 11 horas

O IPT também promoverá debates sobre os seguintes temas:

* Conservação de Obras de Arte Metálicas
Data: Terça-feira, dia 28 de agosto de 2001
Horário: 11 horas

Resumo: Nas grandes cidades, estátuas e adornos metálicos em obras públicas sofrem os efeitos corrosivos da poluição atmosférica. Conhecer as áreas onde há maior agressividade dos agentes da corrosão e dispor de tecnologia para seu controle são ferramentas indispensáveis.

Participe do debate com especialista do IPT: Zehbour Panossian. Doutora em Ciências, Zehbour Panossian é Chefe do Agrupamento de Corrosão e Proteção da Divisão de Metalurgia do IPT e professora convidada do Curso de pós-graduação do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Autora de 3 livros e 105 artigos. Coordenou 22 projetos de pesquisa, ministrou 24 cursos de aperfeiçoamento em corrosão e tratamento de superfície e participou 41 congressos entre nacionais e internacionais. Diretora da ABRACO – Associação Brasileira de Corrosão.

* Informações sobre Madeiras Usadas na Construção Civil
Data: Terça-feira, dia 4 de setembro de 2001
Horário: 11 horas

Resumo: A tecnologia da madeira é aliada da construção civil, definindo espécies e padrões mais apropriados às diferentes situações construtivas. Madeira utilizada racionalmente é material ecológico de alta qualidade. Projetos e tratamentos adequados garantem durabilidade ao material.

Participe do debate com especialista do IPT: Geraldo José Zenid. Pesquisador do IPT, com mais de 20 anos de experiência, atuando nas áreas de dimensionamento e caracterização de recursos florestais, controle de qualidade e padronização. Geraldo José Zenid é mestre em Ciência e Tecnologia de Madeiras (USP). Certified Quality Engineer (CQE) pela American Society for Quality (ASQ).

O resultado de cada bate-papo ficará disponível para consultas no site do IPT. Os entrevistados poderão ser consultados posteriormente sobre temas específicos de sua área.