Ciência: Campus da Unesp em São Vicente usa navios para realizar pesquisas

A Unesp não terá despesas com a manutenção do navio

qui, 23/01/2003 - 13h01 | Do Portal do Governo

Localizado em São Vicente, o Campus do Litoral Paulista da UNESP, primeiro de uma universidade pública na Baixada Santista, oferece, desde o ano passado, o curso de Ciências Biológicas, com habilitação em Gerenciamento Costeiro e Biologia Marinha. Conta ainda com atividades de pesquisa na área de Ecologia, Biologia e Pesca de caranguejos e siris, e estudos sobre tubarões e raias.

Para ampliar essas atividades, o Campus e o Centro de Pesquisa e Extensão Pesqueira da Região Sudeste/Sul do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Cepsul/Ibama) firmaram, em dezembro último, um termo de cooperação científica para o uso do navio de pesquisa ‘Soloncy Moura’, assim batizado em homenagem ao pesquisador pernambucano, falecido em 1979, especialista no estudo da pesca brasileira e um dos mais destacados membros da comunidade científica nacional. ‘A embarcação será de grande relevância para ampliar as nossas atividades na região’, diz o reitor da UNESP, José Carlos Souza Trindade.

O termo foi assinado em Itajaí, Santa Catarina, sede do Cepsul, que coordena as pesquisas regionais voltadas para o aproveitamento racional das potencialidades pesqueiras das Regiões Sudeste e Sul. O Soloncy Moura tem 26 m de comprimento, 600 HP de potência, frigorífico com temperatura de -30 ºC e autonomia do mar de 30 dias. É dotado de modernos e sofísticados equipamentos de navegação, como navegador por satélite (GPS) e piloto automático, e de prospecção pesqueira, como sonar e ecossonda científicos, além de um atualizado sistema informatizado, que o torna comparável aos navios de pesquisa mais avançados do mundo,.

‘A UNESP não terá nenhuma despesa com a manutenção do navio ou com a sua tripulação. Nossa responsabilidade será o pagamento de combustível, as despesas com a alimentação dos pesquisadores da Universidade e a realização de relevantes atividades de ensino e pesquisa’, afirma o coordenador executivo do Campus, Luiz Antonio Vane.

(Fonte: do Portal da Unesp)
V.C.