Ciência: Butantan lança livro, filme e exposição ‘Serpentes Ilhoas’ nesta quinta-feira

Quem visitar os museus do Instituto em outubro poderá assistir gratuitamente ao filme e à exposição

qua, 05/10/2005 - 16h50 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan, da Secretaria de Estado da Saúde, lança nesta quinta-feira, 6 de outubro, às 19h, o livro, o filme e a exposição ‘Serpentes Ilhoas’.

O evento acontecerá no Museu Biológico da Instituição e irá comemorar os 75 anos da primeira expedição realizada à Ilha dos Alcatrazes, em 6 de outubro de 1920, pelos pesquisadores Hermann Luederwaldt e José Pinto Fonseca.

A união da arte e da ciência poderá ser apreciada com o lançamento do livro e do filme bilíngües (Português-Inglês) ‘Serpentes Ilhoas’, produzido pela editora Magma Cultural. A obra destaca jararacas especiais, em duas ilhas do litoral de São Paulo, reveladas por um grupo de pesquisadores do Instituto Butantan. Também haverá uma exposição sobre os animais encontrados nas duas ilhas – importantes refúgios da vida silvestre da Mata Atlântica. O livro, com 175 páginas, será vendido no próprio Instituto e em livrarias de todo Brasil, ao preço de R$ 180,00,

Quem visitar os museus do Butantan terá direito a um desconto de R$ 40 na compra do livro e poderá assistir gratuitamente ao filme de 20 minutos, dirigido por Luiz Felipe de Moura Aranha.

‘Serpentes Ilhoas’ representa uma nova etapa do trabalho editorial com a marca Butantan, diversas vezes presentes em obras científicas fundamentais na história da Biologia e da Biomedicina brasileira e mundial, que agora se rende à arte, com uma linguagem não-científica. O trabalho convida o leitor a um passeio pelas ilhas Queimada Grande -litoral sul, em frente ao município de Itanhaém -, e Alcatrazes – litoral norte do Estado, em frente ao município de São Sebastião.

As ilhas constituem um dos maiores patrimônios naturais do mundo, sendo reconhecidas como Reservas da Biosfera pela Unesco. A presença de jararacas é o grande destaque terrestre das duas ilhas.

Um dos principais objetivos do estudo é conhecer as propriedades do veneno das serpentes, incluindo a identificação dos genes responsáveis pela produção da peçonha de cada espécie. O Butantan está testando a eficiência e as diferenças do veneno dessas espécies. Os venenos da jararaca-ilhoa e da jararaca-de-alcatrazes possuem características únicas e, portanto, representam grande potencial para ser explorado, em busca de novas toxinas.

‘A experiência acumulada há mais de um século no Butantan, na formação de pesquisadores e sua tradição, constituem um patrimônio intransferível, que colocamos a serviço de um público, cada vez maior, com Serpentes Ilhoas’, comenta o diretor do Instituto Butantan, Otávio Azevedo Mercadante.

O projeto tem patrocínio do Banco Safra SA; Dori Alimentos SA; Reuters; Proquigel Química SA, Unigel, Interfloat, International Paper e Acrinor Acrilonitrila do Nordeste SA.

Assessoria de Imprensa – Secretaria de Estado da Saúde
C.A.