Ciência: Artigos de cientistas brasileiros marcam presença em periódicos internacionais

No ano passado, os pesquisadores brasileiros publicaram 10.555 artigos

qui, 28/11/2002 - 20h06 | Do Portal do Governo

Em 2001, pesquisadores brasileiros publicaram 10.555 artigos, número que representa 1,44% da produção de seus pares em todo o mundo

O vigor da atividade de pesquisa de um país é geralmente medido pelo número de artigos publicados por pesquisadores em periódicos científicos internacionais indexados. Um dos indicadores consensualmente aceitos pela comunidade científica é o Science Citation Index (SCI) da base de dados do Institute for Scientific Information (ISI), divulgada pelo National Science Indicators. Esse indicador indexa mais de 5 mil periódicos, rigorosamente selecionados, referentes a 164 áreas do conhecimento. Pelo critério do ISI, a produção científica nacional vai muito bem.

No ano passado, os pesquisadores brasileiros publicaram 10.555 artigos, número que representa 1,44% da produção de seus pares em todo o mundo. Parece pouco, mas equivale a algo em torno de 40% dos artigos científicos publicados pelos latino-americanos no mesmo período.

A base de dados do ISI revela ainda que, a cada ano, o número de publicações brasileiras cresce em relação ao dos demais países. Em 1995, representava 0,83%. Passou a 1%, em 1997 e, em 2000, quando bateu no 1,33% do total de publicações, o Brasil já ocupava a nona posição no ranking dos 20 países que registravam maior crescimento no número de artigos publicados em periódicos indexados.

Nessa lista, encabeçada pela China, a Coréia do Sul – cujo modelo de desenvolvimento é considerado a antípoda do brasileiro no quesito inovação e patentes – estava em quarto lugar. ‘A produção científica quadruplicou dos anos 80 até hoje’, resume Carlos Henrique de Brito Cruz, reitor da Universidade Estadual de Campinas e um estudioso da cienciometria, que tem como objetivo gerar informações e estimular discussões que contribuam para superar os desafios da ciência moderna.

Leia a matéria completa no site da Fapesp.