Cidade Judiciária de Campinas tem obra licitada pela Secretaria da Justiça

O prazo de conclusão do novo Fórum é 150 dias com investimentos de R$ 1,5 milhão do Governo do Estado

sex, 15/02/2002 - 19h57 | Do Portal do Governo

As obras de reforma do prédio onde será instalada a Cidade Judiciária de Campinas deverão ser iniciadas na segunda quinzena de abril.

A previsão é do Secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes, que divulga neste sábado, dia 16, o edital de licitação da obra, cuja abertura dos envelopes deverá acontecer em 22 de março.

Com mais de 13 mil metros quadrados de área total, o prédio, antiga sede do DER – Departamento de Estrada de Rodagem, passará por uma grande transformação, que exigirá recursos na ordem de R$ 1,5 milhão do Governo do Estado. Sua localização é à Rua Francisco Xavier de Arruda Camargo, 300.

Os dois edifícios, com três pavimentos cada, serão reformados e adaptados para receberem 33 varas, entre Cível, Criminal, de Infância e Juventude e do Júri, além dos respectivos cartórios, plenárias para júri, áreas para o Ministério Público, Procuradoria de Assistência Judiciária, OAB – Ordem dos Advogados, Associação dos Advogados, Escola Paulista de Magistratura e outros, que hoje funcionam de forma precária no Palácio da Justiça, no Centro de Campinas.

O prédio também terá carceragem para 100 presos/ dia, e salas adequadas para testemunhas de acusação, de defesa e de reconhecimento – fundamentais para que o processo criminal possa se desenvolver de forma ágil.

Com as obras, cuja execução deverá acontecer em 150 dias, a partir da emissão da ordem de serviço, o Governo do Estado irá desafogar o sistema processual da comarca, melhorar as condições de trabalho dos servidores e propiciar um atendimento judiciário mais adequado à população, garantindo maior efetividade no combate à criminalidade organizada.

Leia também

  • Município de Campinas recebe mais 20 viaturas da Polícia Militar.