Cidadania: Senad promove caminhada contra as drogas

Evento contará com a participação dos Conselhos Estaduais de Entorpecentes

qui, 17/06/2004 - 17h27 | Do Portal do Governo

Entre os dias 20 e 26 de junho, a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) promove a Semana Nacional Antidrogas. O evento contará com a participação dos Conselhos Estaduais de Entorpecentes (Conen) de todo País. Vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, o Conen-SP programou uma série de atividades de orientação e informação sobre os problemas relacionados ao consumo de drogas.

Com objetivo de incentivar a participação da população na Semana Nacional Antidrogas, o Conen paulista organizou a Caminhada pela Vida, que será realizada no próximo domingo, dia 20, às 9 horas, no Parque da Água Branca. Além do passeio, os participantes também poderão acompanhar os shows dos grupos Afro e Brilho Novo Samba, do Canil da Polícia Militar e a apresentação musical do Centro de Referência e Apoio do Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod).

Durante o evento, estão previstas também atividades para as crianças e adolescentes, como a dinâmica de prevenção ao uso de drogas, gincanas, aulas de aeróbica entre outras. A partir das 10h30, terá início a Terapia Comunitária, coordenada por um psicólogo e tem como objetivo promover a discussão em grupo sobre os problemas causados pelo uso de drogas e as suas possíveis soluções.

A equipe do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc) também estará presente no evento, orientando a população sobre o tabagismo e os males acarretados pelo fumo. Além disso, o Denarc promoverá cursos de capacitação de recursos humanos para prevenção ao uso de drogas, com temas como dependência química e educação preventiva.

Além da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio Conen, participam da Caminhada pela Vida e das Terapia Comunitária o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), as Secretarias de Estado da Saúde, Comunicação, Educação e Agricultura e a organização não-governamental Abracom.

Agenda

As atividades da Semana Nacional Antidrogas têm sequência na terça-feira, dia 22, com a realização de sessões de Terapia Comunitária em seis pontos da cidade e também no município de São José do Rio Preto. Entre os locais escolhidos para as sessões terapêuticas estão o Pátio do Colégio, a Estação Barra Funda do Metrô, a Favela Jaguaré e as regiões do Alto da Lapa e do Rio Pequeno.

Além dessas ações, o Conselho Estadual de Entorpecentes promoverá e apoiará a 2a Semana de Atenção à Dependência Química, entre os dias 21 e 26 de junho, e o 1º Fórum Estadual Maçônico de Programas a Favor da Vida, que será realizado entre os dias 23 e 26 de junho. O primeiro é realizado em parceria com os Hospitais Camilianos e com a Faculdade Europan.

Mais informações sobre a Semana Nacional Antidrogas e as ações promovidas pelo Conselho Estadual de Entorpecentes pelo telefone (11) 3291-2652

Serviço

– Local: Parque da Água Branca
– Endereço: Rua Dona Germaine Burchard – Água Branca – São Paulo
– Horário: 9 horas
– Data: 20 de junho