Cidadania: Secretaria da Justiça realiza o maior casamento comunitário do Brasil

Mais de 1.500 casais participarão do evento, destinado à população carente

qui, 12/02/2004 - 13h52 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo realiza neste domingo, dia 15, na Capital, o maior Casamento Comunitário do Brasil. O evento, destinado à população carente, tem mais de 1.500 casais inscritos.

Durante o casamento, que será realizado no Ginásio do Ibirapuera, haverá sorteio de viagens de núpcias e brindes. O Coral do Maestro Baccareli irá tocar durante a cerimônia.

A iniciativa privada teve importante papel no evento. A rede de lojas Casas Pernambucanas doará um brinde para cada casal; a Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg) fornecerá um bolo gigante para os convidados, além de lanches para os mais de 300 voluntários que trabalharão; o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Sinoreg) contribuirá com a decoração do Ginásio do Ibirapuera, e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) doará viagens de núpcias para Porto Seguro.

O projeto Casamento Comunitário é uma iniciativa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, que conta com o apoio da Arpen e da Associação dos Juízes e Suplentes de Juiz de Casamento do Estado de São Paulo (Ajuscesp).

A idéia do projeto é atender às pessoas carentes. Em 2003, a Secretaria da Justiça realizou dois casamentos: o primeiro no Jardim Ângela, para cerca de 300 casais, e o segundo em Ribeirão Preto, para 820, o maior realizado até agora. Em 2002 houve dois casamentos: um em Ermelino Matarazzo e outro em Itaquera, para 258 e 220 casais, respectivamente.

Pelo novo Código Civil (artigo 1512), que entrou em vigor no dia 11 de janeiro de 2003, o casamento civil é gratuito para a população de baixa renda, mas muitas pessoas ainda não sabem que têm esse direito.

As inscrições para o casamento já foram encerradas.

Data: Domingo, 15 de fevereiro de 2004
Horário: 10 horas
Local: Ginásio do Ibirapuera – Rua Manoel da Nóbrega, 1361 – São Paulo/SP

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania