Cidadania: Secretaria da Cultura instala mais 13 pólos do Projeto Arquimedes

Iniciativa visa prevenir a violência e a criminalidade entre jovens de comunidades carentes

sex, 22/02/2002 - 13h26 | Do Portal do Governo


A partir desta semana, mais 1.200 adolescentes de regiões violentas de São Paulo vão sair das ruas e usar seu tempo livre com atividades culturais, quando serão instalados treze novos pólos do Projeto Arquimedes, uma espécie de agente comunitário de Cultura que já atende cerca de 7 mil jovens na periferia da Capital.

Os bairros que recebem os novos pólos do projeto são: Pinheiros, Jardim Monte Azul, Jardim Fim de Semana, Brooklin, Jardim Míriam, Vila Buarque, Santana, Vila Constança, Mooca, Itaquera, Perdizes (ONG Abaçaí Cultura e Arte), Bela Vista e Jardim Europa.

Criado em 1997 pela Secretaria de Estado da Cultura com a finalidade de prevenir a violência e a criminalidade entre os jovens de comunidades carentes, o Projeto Arquimedes oferece aos adolescentes atividades culturais junto ao local onde eles moram. No seu próprio bairro, durante a semana e aos sábados e domingos, num centro comunitário, igreja ou sede de Sociedade Amigos de Bairro, até mesmo no pátio da escola onde estudam, meninos e meninas são orientados por monitores da Secretaria nas áreas de dança, capoeira, teatro, grafite, rap, canto coral, percussão.

Em cada núcleo são desenvolvidas três atividades, com aproximadamente 40 adolescentes cada uma. As aulas são organizadas por agentes comunitários de cultura cadastrados pela Secretaria, com coordenação de uma liderança da própria comunidade. Antes, é feita uma pesquisa junto à população local para descobrir as atividades que mais atraem os jovens da região e quais os locais mais apropriados para realizá-las.

Maiores informações podem ser obtidas na sede do Projeto Arquimedes, localizada na rua Mauá, 51, 3º andar, Capital, ou pelo telefone 3351-8156.