Cidadania: Seads irá discutir Programa Sentinela no Dia Nacional de Luta contra a Violência Sexual

nd

ter, 14/05/2002 - 15h28 | Do Portal do Governo

Como parte da programação do Dia Nacional de Luta contra a Violência Sexual, a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) irá realizar um evento no próximo dia 18.

Na oportunidade, serão discutidas as ações do Programa Sentinela (de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes), que o Governo Federal vem implementando no Estado de São Paulo desde 2001, em parceria com a Seads.

A Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social coordenou a implantação do ‘Sentinela’ em 23 municípios paulistas, supervisionando sua execução.

O Programa tem por objetivo possibilitar às crianças e adolescentes vitimados sexualmente, e às suas famílias, o resgate dos seus direitos e o acesso aos serviços de: assistência social, saúde, educação, justiça e segurança, esporte, lazer e cultura.

Data: Sábado, dia 18
Horário: 9 horas
Local: Rua Bela Cintra, 1.032

O secretário Nelson Guimarães Proença dará uma entrevista coletiva, às 11 horas.

Centros de Referência

Os pontos de atendimento do Programa Sentinela são os ‘Centros de Referência’. Cada um deles desenvolve ao todo 24 ações de atendimento e acompanhamento das vítimas e suas famílias. Neles são executadas ações sociais de natureza especializada, de proteção às crianças, aos adolescentes e a seus familiares.

Nos ‘Centros de Referência’ há serviços de: natureza educativa, atendimento multiprofissional, apoio psicossocial, acompanhamento permanente dos casos atendidos junto à rede de proteção social, abrigamento por 24 horas, quando necessário, acesso ao sistema de garantia de direitos, colocação em ‘Famílias Acolhedoras’ e promoção de palestras e reuniões junto às Escolas Públicas, Organizações Sociais, Comunitárias e Religiosas, que facilitem a inclusão social.