Cidadania: Sabadania levará saúde e lazer para região do Itaim Paulista

Evento será realizado no próximo sábado, dia 24

ter, 20/04/2004 - 13h43 | Do Portal do Governo

Os moradores do bairro Itaim Paulista e regiões vizinhas, na zona leste, terão acesso neste sábado, dia 24, a uma série de serviços gratuitos na área de saúde, atividades de lazer e cultura. Todos estes serviços fazem parte do projeto Sabadania, que é realizado pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio da Coordenadoria de Integração da Cidadania (CIC).

Nesta edição, o evento será realizado no CIC-Leste e levará à população testes para verificação de pressão arterial, glicemia, triagem e orientação odontológica e oftalmológica. As mulheres também terão acesso a exames de papanicolau e prevenção de câncer de mama.

Durante todo o dia também serão realizadas palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, sexualidade e orientação para o auto exame de detecção do câncer de mama.

Uma equipe da Coordenadoria de Saúde e a Subprefeitura de Itaim Paulista estarão no local para a atualização da carteira de vacinação e aplicação da multivacinação para a terceira idade e também para crianças de até cinco anos.

Haverá exposição de produtos artesanais feitos pela comunidade local e uma mostra do Instituto de Terras de São Paulo (Itesp) com artigos de comunidades quilombolas, entre outras atividades.

Os postos do Procon, Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo (Imesc) funcionarão das 10h às 14h.

Nestes postos será possível esclarecer dúvidas sobre o direito do consumidor, regulamentação da situação jurídica das empresas, informações sobre o uso de drogas e atendimento das demandas por justiça e direitos humanos de familiares de vítimas de violência.

Na barraca do Ipem será possível conferir peso e altura das pessoas, enquanto que na ‘Sala da Beleza’ serão realizados corte de cabelo e tratamento facial.

Durante o dia haverá apresentações de ginástica oriental, manipulações de bonecos, realizada pela Primeira Companhia de Manipulação de Bonecos, e uma palestra sobre os riscos da eletricidade, que será proferida por funcionários da Eletropaulo.

No período da tarde o público poderá assistir às apresentações musicais dos grupos: ‘Suellyn e Jonny’, ‘Bene Camargo e Eli’, ‘Jean Gaski’, ‘Banda NTN’ e ‘Banda Terror’.

Para a realização desse Sabadania, o CIC conta com o apoio da Secretaria da Comunicação, Hospital das Clínicas, Uniodonto, Centro de Apoio Comunitário de Perus e da Coordenadoria de Saúde da Subprefeitura de Itaim Paulista. Também apóiam o evento o Habbi’s, o Programa de Atenção e Integração à Saúde de Mulher, a Eletropaulo e a Sabesp, além da Rádio Nativa FM, da Escola de Cabeleireiros Teruia e da Nemawashi Cosméticos.

Serviço:
Data: sábado, dia 24 de abril de 2004
Horário: 10h às 18h
Local: CIC-Leste- Rua Padre Virgílio Campello, 150 – Encosta Norte – Itaim Paulista

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(AM)