Cidadania: Reunião com líderes do MST estabelece metas para a reforma agrária em 2004

Renegociação das dívidas dos assentados e novas metas para assentamentos foram temas do encontro

ter, 10/02/2004 - 17h24 | Do Portal do Governo

Foi realizada nesta segunda-feira, dia 9, uma reunião na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania com 15 representantes de regionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra paulista (MST). O objetivo do encontro, que também contou com a participação de técnicos do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), foi retomar as conversas entre o poder público e o MST, estabelecendo uma pauta conjunta dentro das possibilidades e das competências do Estado.

De acordo com o secretário de Justiça, Alexandre de Moraes, o governo está buscando uma pauta progressiva, para que possamos avançar ainda mais na questão da reforma agrária estadual, com novas conquistas que vão complementar todo o trabalho desenvolvido em 2003.

Durante o encontro foram discutidos temas importantes como a renegociação das dívidas dos assentados. Para o MST, esse é um ponto fundamental, já que a intenção dos agricultores é poder quitar seus débitos e se candidatarem a novas linhas de crédito e, dessa maneira, continuar produzindo.

Com relação à outra reivindicação, a ampliação do número de terras para a implementação de assentamentos, Moraes ressaltou ainda que, até o final do ano, a meta é que mais 1.400 famílias sejam assentadas em São Paulo.

Também foi marcada uma reunião para o próxima quarta-feira, dia 18, na Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, com a presença dos líderes do MST que participaram do encontro desta segunda-feira e dos secretários Lars Grael e Alexandre de Moraes para discutir a construção de três quadras esportivas em assentamentos do Estado.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania