Cidadania: Psicólogos da Unesp desenvolvem programa para aposentados

Atividade prepara cidadão para viver fora do ambiente de trabalho

seg, 25/11/2002 - 12h26 | Do Portal do Governo

Como fica a vida de uma pessoa depois que ela se aposenta? Atentos à esta questão o supervisor do Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, Luiz Carlos Canêo,desenvolveu o Programa de Preparação para a Aposentadoria, que visa recuperar a auto-estima do indíviduo.

‘Como nossa sociedade valoriza o trabalho e o emprego, o indivíduo que se aposenta pode ter uma perigosa sensação de vazio’, afirma Canêo. Segundo ele, em alguns casos, essas situações podem levar a um alto grau de sofrimento, e por vezes, até mesmo a estados de doença física ou mental.

O Programa propõe levar os participantes a compreenderem a aposentadoria como um processo de mudanças e a questionarem a razão dos estereótipos a ela relacionados. São oferecidas ainda, informações sobre os procedimentos legais para requisição de aposentadoria, além de propostas de diversas alternativas para vivenciar a ausência do trabalho, como a prática de atividades artísticas.

A atividade é desenvolvida com grupos de 12 participantes. Realizado semanalmente com sessões de três horas de duração, o trabalho é conduzido por alunos do quinto ano do curso de Psicologia da Unesp, estagiários da área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, com orientação e supervisão de Canêo.

As sessões são conduzidas por meio de exercícios em grupos e dramatizações que envolvem a participação dos pré- aposentados. ‘Antes de iniciar o programa, os participantes respondem, individualmente, questões sobre o significado que dão ao trabalho e à aposentadoria’, conta o psicólogo. ‘As respostas servem como subsídio para o planejamento das sessões’, disse.

Mais informações podem ser obtidas no site www.unesp.br/noticias/arquivo

V.C.