Cidadania: Projeto Sabadania leva serviços gratuitos à Zona Leste

Serviços como exames de vista, testes de glicemia e consultas de clínica geral foram disponibilizados para a população

seg, 03/10/2005 - 13h57 | Do Portal do Governo

O Centro de Integração da Cidadania (CIC), órgão vinculado a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, promoveu neste sábado, dia 1º, mais uma edição do projeto ‘Sabadania’, no bairro Itaim Paulista, em comemoração ao 9º aniversário da unidade CIC Leste.

No Pólo da Cidadania, os moradores tiveram a oportunidade de se familiarizar com trabalhos importantes desenvolvidos pela equipe da Secretaria da Justiça, nas áreas de Relação de Consumo, Câmara de Mediação, Escritório de Tráfico de Seres Humanos, assentamentos, Quilombos e Inclusão Digital, entre outros programas.

O ‘Caminho da Cidadania’ concentrou os Stands do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Instituto de Medicina Social e Criminologia (Imesc), Junta Comercial (Jucesp), Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), além das Fundações Procon e Itesp, todos vinculados à Secretaria de Justiça.

Houve muita prestação de serviço para os visitantes, que puderam checar a condição física no Pólo da Saúde. Exames de vista, orientações sobre tratamento e higiene bucal, testes de glicemia, pressão arterial e consultas de clínica geral foram disponibilizados gratuitamente.

No Pólo de Informações houve orientação social e jurídica sobre prevenção de DST/Aids. A Câmara de Mediação, um projeto de grande amplitude da Secretaria de Justiça, abordou os benefícios da resolução de conflitos por meio do consenso.

No mesmo espaço o Procon esteve presente para informações e atendimentos pertinentes ao Código de Defesa da Consumidor.

Lazer, Cultura e Cidadania

Um local especial foi destinado para o público infantil no Pólo da Recreação, com atividades, pinturas e brincadeiras circenses. Os serviços de estética estavam concentrados no Polo da Beleza, com os tradicionais cortes de cabelo, massagem corporal e limpeza de pele.

Nesta edição do Sabadania, o público esteve em contato com manifestações folclóricas, exposições de artesanato, apresentações de capoeira com adolescentes da Febem e exercícios do Canil da Polícia Militar. Na parte musical as atrações ficaram por conta do Grupo da Oficina de Música do Centro de Integração da Cidadania; grupos de repentista, samba, rap e reggae. Teatro e cinema também integram a agenda cultural e de cidadania.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

J.C.