Cidadania: Programas de prevenção e tratamento na USP abrangem também funcionários

Anonimato, sigilo e respeito levam cerca de 10% dos funcionários da USP a procurar tratamento para alcoolismo

sex, 18/10/2002 - 19h59 | Do Portal do Governo

Atuando também na Prefeitura do Campus da USP desde 1999, o Programa de Prevenção e Tratamento do Uso de Drogas na USP – PRODUSP (vinculado ao Grupo de Estudos de Álcool e Drogas – GREA, do Instituto de Psiquiatria – IPq – do HC), está atendendo 31 funcionários com problemas de alcoolismo, dos quais 10 estão abstinentes, 3 com redução significativa do consumo, 6 com redução do consumo e 10 com manutenção do padrão de consumo. Entre esses últimos, 6 estão comprometidos com o tratamento, participando regularmente das atividades.

Esses resultados, que são parte de pesquisa maior em andamento, sobre prevalência de problemas relacionados ao uso de álcool entre funcionários da prefeitura da USP, e serão apresentados em evento no próximo dia 22 de outubro, às 11h30, na sala do Conselho Universitário da USP (Prédio da Reitoria, piso térreo – Rua da Reitoria, 109), só foram alcançados após uma série de etapas cumpridas, desde a realização de curso de capacitação para as chefias, com o objetivo de instrumentalizá-las para lidar com os diferentes aspectos relacionados ao uso de drogas por funcionários; a discussão de estratégias para abordar o problema, realização de palestra geral e formação de grupos mistos de sensibilização para o tratamento.

Tais grupos envolveram não apenas funcionários com problemas relacionados ao uso de drogas, mas também pessoas que não apresentavam qualquer tipo de dependência química, evitando assim a estigmatização dos participantes.

Nessa fase, o objetivo principal foi discutir aspectos que dificultam a procura do tratamento, os quais estão implicados no relacionamento com o dependente, enfatizando o respeito, propostas de lazer e de atividades a serem realizadas após o encerramento do horário de trabalho, além da explicação sobre o que é dependência.

Com o desenvolvimento do trabalho, surgiu uma demanda por atendimento na unidade. Para acompanhar esses indivíduos, além de colocar um médico à disposição dentro da própria USP, para facilitar o acesso ao tratamento, foram tomadas uma série de cuidados, como por exemplo, a escolha da sala onde seriam realizadas as consultas, para que as pessoas não se sentissem constrangidas, bem como tivessem seus direitos quanto ao sigilo médico respeitados.

Além disso, foram introduzidas atividades físicas e esportivas, eventos sociais e de lazer, abrangendo não só os funcionários como também seus familiares, buscando estimular melhora da qualidade de vida.

Os resultados detalhados do programa serão apresentados no próximo dia 22 de outubro de 2002, às 11:30hs, na sala do Conselho Universitário da USP (Prédio da Reitoria, piso térreo – Rua da Reitoria n. 109).

Além disso, estão programados para o dia 23 de outubro – Dia de Alerta ao Uso Indevido de Álcool – eventos simultâneos na USP, UNESP e UNICAMP. A programação completa está no site do GREA – www.usp.br/fm/grea.